Aulas do Programa de Resistência e Cidadania tem início em Linhares

Mais uma etapa do Programa de Resistência e Cidadania (Preci) começou nesta segunda-feira (11) em Linhares, com aulas ministradas aos alunos das EMEFs Professora Maria Aparecida Lavagnoli, Samuel Batista Cruz (Caic), Antônio Fernandes de Almeida e Prof. Maria da Penha Pazito Ventura. Ao todo serão atendidos 1,5 mil estudantes de 11 escolas do município, sendo 53 turmas do 5° e 6° anos. O Preci fortalece diversos fatores de proteção e comportamento do jovem, os instruindo a dizer não às drogas, a fazer boas escolhas e serem cidadãos melhores.

As demais EMEfs contempladas são: Presidente Castelo Branco; Prefeito Roberto Calmon; Roberto Moreira; Cid Adalberto dos Reis; Elza Roni Scarpat e Jerônimo Monteiro. As aulas são ministradas por quatro profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) e um Agente Municipal de Trânsito. A instrutora Márcia Assueli Titol, que faz parte da guarda, explicou as aulas acontecerão uma vez por semana e que a cartilha conta com 12 lições. Dentre os assuntos estão: uso de drogas lícitas e ilícitas e suas consequências sociais e para a saúde, rede de amigos, resistindo à pressão, rede de ajuda, sinalização e segurança no trânsito, além da preservação do patrimônio público.

"A expectativa para essa nova etapa é muito grande, pois estamos expandindo o programa para um número bem maior de alunos que no ano passado. Esperamos que esse número cresça a cada nova etapa,  levando a didática da prevenção a uma quantidade cada vez maior de alunos, visando a segurança e o bem-estar deles", disse a GCM Márcia Assueli Titol.

Guilherme Julio Moreira, aluno do 6º ano do Caic, participa pela segunda vez do Preci. "O programa nos dá um incentivo, uma inspiração a termos um futuro melhor e longe de coisas ruins. Nos mostra sobre ajudar as pessoas e ir pelo bom caminho. Segunda vez que participo e está sendo muito bom relembrar tudo que aprendi", disse.

Ranya Borges Marçal, de 12 anos, não escondeu a alegria de receber o programa na escola. "O Preci é um incentivo para não fazermos coisas erradas e nem praticarmos coisas ruins junto com outras pessoas, como o crime, a não usar drogas, a não ir se alguém chamar para fumar, a respeitar o próximo e a preservar a escola e os patrimônios públicos. Achei o projeto bem legal, já estou gostando muito", disse a aluna do Caic que participa pela primeira vez do Preci. 

O programa foi implantado no ano passado pela Secretaria Municipal de segurança e Defesa Social, atendendo a uma sistemática de prevenção, pensando em instruir os jovens a tomarem decisões responsáveis, visando a sua segurança. No final do programa, os alunos participam de uma formatura e recebem um certificado. No ano passado foram atendidos 300 alunos do 5° ano de três escolas municipais: EMEFs Prefeito Roberto Calmon; Antônio Fernandes de Almeida e Samuel Batista Cruz. O Preci foi idealizado pela secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, da Prefeitura de Linhares.