Programa Municipal de Fruticultura: produtores de São Rafael visitam plantios de uva e goiaba

Produtores rurais do distrito de São Rafael e região, interessados em participar do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares, fizeram visitas técnicas a um cultivo de uva em Santa Teresa e outro de goiaba em São Roque do Canaã, na última sexta-feira (8). A visita é parte integrante da elaboração do programa, da Secretaria de Agricultura, da Prefeitura de Linhares. 

O secretário da pasta, Franco Fiorot, falou da importância de adquirir conhecimentos sobre as frutas e que produtores de outras regiões de Linhares conhecerão outros cultivos. "É importante a visita às lavouras que já tem bastante tempo de produção para conhecer as peculiaridades do cultivo das duas frutas, a realidade da atividade de fruticultura, para termos mais sucesso na implantação desse programa. Essa foi a primeira turma e outras visitas serão realizadas em diferentes áreas de frutas no nosso estado", destacou.  

De acordo com o produtor e diretor da Associação de Pequenos Produtores de Santa Cruz de Terra Alta, André de Souza Duda, eles aproveitaram a oportunidade para tirar todas as dúvidas. "As visitas foram muito boas, adquirimos muito conhecimento e saímos de lá empolgados, porque foi um incentivo a mais. Os produtores nos explicaram sobre o plantio, adubação, poda, colheita e até sobre comercialização dos frutos. Essa semana nós produtores nos reuniremos para discutir sobre o assunto", disse.  

As visitas foram conduzidas com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, representada pelo técnico André Franco; Câmara de Vereadores, pelo vereador Gelson Suave e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares e pelo técnico especialista em fruticultura, Erli Ropke.

Sobre o programa
O programa é o primeiro de fomento no município a implementar novas cadeias produtivas do setor, com ações estratégicas que vão da produção até a comercialização das frutas. Faz parte do Plano Agro, desenvolvido pela gestão, que tem entre suas prioridades o objetivo de fortalecer as comunidades rurais. Já foram realizadas reuniões com os produtores rurais do município para a apresentação do programa.