Procon de Linhares revela que mulheres estão mais conscientes em relação aos seus direitos

O Dia Internacional da Mulher é comemorado amanhã, dia 8, e o Procon de Linhares revela um dado importante: 53,66% das pessoas que procuram o órgão são do sexo feminino, com idade entre 20 e 70 anos. A informação é do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2019, que destaca que as mulheres estão mais maduras e conscientes em relação aos seus direitos. 

O diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza, informou que a mudança de comportamento dos consumidores, desde a criação do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, que completa 29 anos em setembro próximo, mostra que as mulheres quando procuram o órgão demonstram autoconfiança e fazem perguntas sobre diversos assuntos.

"São as mulheres que decidem as compras no varejo e escolhem as marcas dos alimentos. Na hora da compra da casa própria, por exemplo, a opinião delas predomina a dos maridos. A mulher se tornou reconhecida no mundo por suas lutas e conquistas, pela capacidade de trabalhar, ser mãe, esposa, amiga, tudo ao mesmo tempo. Hoje, ninguém aceita ser desrespeitada em seus direitos no comércio", disse o diretor. 

Direitos do consumidor

No site da Prefeitura de Linhares www.linhares.es.gov.br, no campo Procon, o consumidor encontra todas informações sobre seus direitos, inclusive o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor. Além disso, constam pesquisas comparativas de preços realizadas semanalmente em cinco supermercados da cidade sobre produtos alimentícios, artigos de limpeza e higiene pessoal, açougues e hortifruti. 

O telefone do Procon é o (27) 3372-2129 e fica localizado na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no Centro, próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal.