Procon de Linhares dá dicas para curtir o carnaval com segurança

O carnaval é uma das festas mais tradicionais do Brasil. E o Procon de  Linhares orienta os consumidores sobre os cuidados que devem ser adotados para compra de serviços e produtos para curtir a folia sem transtornos.

Pesquisar e NF
De acordo com o coordenador municipal do Procon, Geraldo Roza, a primeira orientação ao consumidor é, em qualquer compra, solicitar a nota fiscal com a descrição do item adquirido, valor e data.  "É preciso ficar atento antes de ir às compras. É importante fazer uma pesquisa de preço antes de adquirir qualquer produto", reforça.

Uso de Spray e Adereços
Nos bailes e blocos de carnaval observa-se o intenso uso de brinquedos com spray, tais como espumas artificiais, spray colorido de cabelo e buzinas em spray com cornetas. Todos os brinquedos que proporcionam diversão aos foliões, mas que podem causar risco ás suas saúde e segurança se não utilizados de forma adequada. 
 
"É importante que o consumidor, antes de adquirir esses e outros produtos com spray, verifique as procedências, a data de validade e se o produto possui o selo Inmetro, que atesta a sua segurança", orienta o coordenador do Procon.

Tradução em Português
Os artigos comercializados por ambulantes, em sua maioria, possuem uma origem duvidosa. "Embora apresentem preços menores, esses produtos podem colocar em risco a segurança do folião. Em caso de problemas com o produto ou mesmo acidentes de consumo, a falta de nota fiscal e até a impossibilidade de identificação do revendedor dificultam a reparação de eventuais danos", ressalta Geraldo. 

As embalagens de artigos importados devem trazer textos traduzidos em português para facilitar a leitura e entendimento do consumidor. 

Alimentação
A alimentação também é um quesito importante. O consumidor deve observar o ambiente, se atende o que determina a legislação vigente no país no que se refere à qualidade e conservação.

Comandas
Outro cuidado que o consumidor deve ficar atento, principalmente para quem costuma ingerir bebida alcoólica, é nos estabelecimentos onde entra e recebe uma comanda geralmente tipo cartão de crédito, e a pessoa vai consumindo, e vai sendo lançado no cartão com o pagamento somente no final. 

"Geralmente consta na comanda itens que a pessoa não consumiu, por isso é importante prestar atenção para não pagar algo que não deve", lembra.

Aluguel de Imóveis
Para quem vai alugar uma casa ou apartamento, é preciso vistoriar o local, de preferência com o proprietário ou representante, e relacionar por escrito as condições gerais do imóvel.

Viagens Aéreas e Rodoviárias
Para quem for viajar de avião, em caso de atrasos ou cancelamentos, o consumidor deve procurar o responsável pela aviação civil dentro do aeroporto ou o balcão de embarque da companhia. De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a partir de uma hora de atraso a empresa tem que garantir acesso à internet e telefonemas.

Se a opção foi viajar de ônibus, a desistência da viagem deve ser comunicada com até três horas antes do embarque. O reembolso será em dinheiro ou crédito, conforme escolha do consumidor. Se o passageiro não comparecer nem fizer declaração de desistência, perde-se o direito ao reembolso, mas fica mantida a validade do bilhete para remarcação ou transferência em até um ano, contado a partir da primeira emissão.

Guarde o comprovante emitido pela companhia aérea ou empresa de ônibus. Excesso de bagagem pode ser cobrado. É preciso ver com antecedência o limite de peso ou volume determinado pelas empresas. Levar documentos e objetos de valor na bagagem de mão. 

Em caso de dúvida, o consumidor deve buscar orientações nos Órgãos de Defesa do Consumidor, e assim aproveitar as festividades sem maiores preocupações ou contratempos. O Procon de Linhares funciona na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no Centro, próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal. Telefone: (27) 3372-2129.