Consumo de água em Linhares aumenta 15% desde o início do verão

As altas temperaturas e o calor excessivo tem feito com que os linharenses consumam mais água, aumentando em 15% o consumo desde o início do verão. Apesar do sistema de fornecimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) estar normal, o uso excessivo pelos moradores tem resultado em reclamações pela falta de água em algumas residências. Para resolver a questão, é necessário, além da economia de água, que os moradores que ainda não possuem caixa a instalem em sua residência ou ajustem o seu tamanho para reservar água suficiente para atender as necessidades da família.

O diretor de Operações e Obras do SAAE, Zercio Largura Neto, orienta sobre a reserva e o desperdício de água. "A maioria das reclamações registradas é de locais desprovidos de reservatórios ou pessoas que precisam dimensionar suas caixas d?água. Se na residência moram duas pessoas é necessário 150 litros por pessoa, ou seja, uma caixa de 300 litros atenderá a demanda. Mas só isso não é suficiente. É preciso que os moradores tenham um consumo consciente, não deixando torneias abertas sem necessidade, tomando banhos mais curtos, evitando lavar as calçadas para amenizar o calor, além de evitar gastos com a lavagem do carro", disse.

E o Saae também alerta os moradores que vão viajar agora no Carnaval. "O morador precisa verificar se as torneiras e os registros internos estão todos fechados. A água vazando, além de desperdiçar um bem tão escasso, pesa muito no bolso no final do mês", relatou o diretor do Saae.

Dicas para economizar água:
– Reduza o tempo do banho e feche a torneira enquanto se ensaboa;
– Use a vassoura no lugar da mangueira para limpar as calçadas;
– Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal, banheiro e calçadas;
– Conserte vazamentos em torneiras, canos e descargas o mais rápido possível;
– Na hora do banho, procure se ensaboar com o chuveiro desligado e evitar demora;
– Feche a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;
– Armazene água da chuva para regar plantas ou lavar banheiros.
– Entre em contato com a Saae de Linhares ao verificar vazamentos de água na rede externa.