Agentes de endemias intensificam o combate com UBV Costal em Linhares

Além das ações rotineiras de combate ao Aedes aegypti, como as visitas aos imóveis e monitoramento das armadilhas, a Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura, vinculada à Secretaria de Saúde, realiza nesta semana uma ação para bloquear a ação do mosquito, que é o transmissor da dengue, Zika vírus e Chicungunya. Nesta segunda-feira (4) os agentes de combate a endemias trabalham nos bairros Araçá e Aviso com o bloqueio costal de aplicação manual. Na terça-feira (5), as equipes estarão no bairro Interlagos.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Sérgio Lubiana, explica que após as visitas aos três bairros, na quarta-feira (6), os trabalhos estarão concentrados no bairro que apresentar a maior incidência de notificações. Ele destaca que o trabalho em parceria com as comunidades é a forma mais eficiente de combater o mosquito. A ação de bloqueio costal é uma ação complementar as já executadas como palestras, mobilização social e mutirões para remoção de criadouros.
"A solução mais viável e efetiva é conscientizar a população para a destruição dos criadouros do mosquito. Queremos reduzir o número de criadouros, para minimizar o máximo possível de mosquitos circulando pela cidade. É preciso que cada pessoa verifique seu quintal pelo menos três vezes na semana e que trate a dengue como uma doença séria, que pode matar", disse Lubiana.
Sinal Amarelo em Linhares
Segundo dados do último Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LI), o município já conta com 224 casos notificados e 97 casos confirmados da doença. A incidência está em 132,5 por cem mil habitantes, representando "sinal amarelo", risco médio de transmissão para dengue. Os bairros campeões de notificações e confirmações de casos são: Bebedouro, Shell, Novo Horizonte/Exposição e Interlagos.
Em 2018 foram 3.348 casos notificados, 1.220 casos confirmados e um óbito. "Fechamos o ano com sinal verde, risco baixo e já passamos pro risco médio. O município de Linhares está em estado de alerta contra a dengue. As ações contra o mosquito já foram intensificadas, nossos agentes estão na rua e trabalhando até nos finais de semana para reforçar o combate", ressalta a superintendente de Vigilância em Saúde, Dóris Schimidt Corona.