Prefeitura de Linhares fará monitoramento semanal da balneabilidade das praias

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e do Departamento de Recursos Naturais irá analisar as condições de balneabilidade de 12 praias do município de Linhares. A iniciativa faz parte de um projeto de monitoramento das águas das praias e será realizado semanalmente. As condições serão divulgadas no site oficial da Prefeitura e nas redes sociais do Município e também no ponto de análise, onde será fixada uma placa que informará se a mesma está própria, imprópria e/ou interditada para banho. O Departamento de Recursos Naturais também é o responsável pela atualização dos dados.

A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinada à recreação de contato direto e prolongado como natação, mergulho e lazer. Para obter esse diagnóstico são analisadas a presença de bactérias das amostras colhidas nos pontos, por meio da quantidade de coliformes termotolerantes (organismo presente nas fezes humanas e animais, assim como em solos, plantas e efluentes contendo esgoto doméstico), e se a quantidade encontrada está dentro dos limites permitidos pela CONAMA n° 274/2000 (Lei Federal). Desta forma, a população poderá saber sobre a qualidade das águas para uso recreativo. 

Dicas:

– Tomar banho apenas nas águas das praias e lagoas que forem classificadas como próprias;

– Evitar o uso das praias e lagoas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, visto que aumenta o fluxo dos cursos d’água;

– Evitar a ingestão de água do mar ou lagoa, com redobrada atenção as crianças e aos idosos que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos.