Vice-prefeito participa de ação em apoio ao Dia das Pessoas com Deficiência em Linhares

Uma manhã marcada por show de talentos, teatros, exposições de artistas, cuidados com a saúde e beleza marcaram o Dia das Pessoas com Deficiência (3/12) em Linhares, promovido nesta sexta-feira, dia 30, pela secretaria de Assistência Social. Em conjunto com o evento ainda foi realizado pela secretaria municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais, do Núcleo de Atenção e Prevenção a Saúde, uma ação em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1/12). A ação conjunta foi realizada no Centro Cultural Nice Avanza.

O evento, que teve início com um momento ecumênico com o Padre Wilderson, contou com atividades lúdicas, serviços de saúde como aferição de pressão e testes de glicemia no ônibus itinerante do Núcleo e Promoção a Saúde (Naps), além de serviços de beleza com design de sobrancelha e apresentações culturais como show de talentos e exposição de trabalhos terapêuticos realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial da Prefeitura.

O vice-prefeito de Linhares, Paulo Joaquim do Nascimento, esteve presente no evento.  "Este é um encontro muito importante para reformar a importância da inclusão. A prefeitura de Linhares está sempre buscando novas políticas públicas que trabalhem o convívio social e proporcionem as pessoas com deficiência uma maior qualidade de vida", ressaltou.

"Além de comemorar a data, a ação tem o objetivo de conscientizar a população em relação aos direitos das pessoas com deficiência e aproximar os serviços públicos a dos cidadãos. Estamos à disposição para tratar do assunto e debater sobre ações que possam contribuir com a inclusão social", destacou o secretário de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, que disse que em breve vai passar mais detalhes sobre o Projeto Praia Acessível, que começa neste mês de dezembro.

A manhã também foi marcada pela conscientização sobre a Aids. "A Aids é uma doença silenciosa e que mata e percebemos que as pessoas estão se esquecendo disso, esquecendo da importância da prevenção. Só neste mês de novembro já registramos nove casos novos da doença em Linhares, são mais de mil pessoas em tratamento. Por isso que fique o alerta: previna-se, usem preservativo. A prefeitura está a disposição de todos. Vamos nos cuidar, a adis não tem cura", reforçou o psicólogo do programa IST/Aids, Renato Cardia.

O evento é uma realização da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Cultura, Turismo Esporte e Lazer, e Segurança Pública e Defesa Social, além da Superintendência Regional de Educação de Linhares, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMDPD, Associação Pestalozzi de Linhares , Centro de Apoio Psicossocial (Caps), Núcleo de Atenção  às Politicas de Saúde (Naps) e Associação dos Surdos – Assurlin.