Educação realiza última etapa da capacitação em neurociência para professores e pedagogos

A Secretaria Municipal de Educação finaliza nesta quinta (29) e sexta-feira (30), o cronograma de capacitação pedagógica para o ano letivo 2018, referente à Formação para Pedagogos sobre a Neurociência aplicada à Educação, ministrado pela neurocientista Dra. Carla Tieppo. A ação é uma proposta da pasta numa série de três encontros que aconteceram desde o ano de 2017.

A formação contemplou palestras, oficinas de jogos para o desenvolvimento das funções executivas, baseadas em atividades adequadas para alunos de seis a doze anos de idade, troca de experiências e demais atividades de qualificação do profissional, com o objetivo de ampliar o acesso às ferramentas metodológicas mais atuais, auxiliando na prática pedagógica.

Para secretária Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, a formação é uma oportunidade contemporânea e visionária. "Aprender sobre o funcionamento do cérebro é fator determinante na ampliação de perspectivas de conhecimento e compreensão em diversos segmentos. Na educação, o entendimento sobre esse processo promove descobertas e contribui efetivamente no processo de ensino-aprendizagem. A formação é uma oportunidade atual, moderna e visionária, e que já está fazendo diferença em cada profissional participante", afirmou.

Em um dos encontros, um minicurso sobre Neurociência aplicada à Educação, com o tema "Por que os aprendizados da neurociência devem ir para sala de aula", rendeu resultados positivos e grande adesão dos servidores.  O Workshop sobre Ferramentas para Desenvolvimento de Funções Executivas, capacitou professores da Educação Infantil e Fundamental e em todos os momentos dos cursos e capacitações os participantes recebem suporte online.

Aplicação em sala de aula
A formação rendeu bons frutos e para reforçar as aulas de matemática, na revisão de conteúdo para avaliação institucional, a pedagoga Ariele de Almeida Alves, da EMEF Maria Souza Matias, localizada no bairro Movelar, utilizou dinâmica apresentada durante a formação. A educadora utilizou jogos, fazendo uso de uma metodologia em que o lúdico é o principal recurso no processo ensino-aprendizagem.

"Não se pode ignorar as vantagens de uma metodologia em que o lúdico seja contemplado como recurso facilitador no processo de ensino, uma vez que, através do ato de brincar-jogar o adolescente é capaz de aprender a respeitar, refletir, compreender, valorizar o outro e a acatar seus próprios limites", destacou Ariele.

A pedagoga pontuou ainda, a importância da qualificação enquanto profissional de educação, alcançando resultados positivos como este, utilizado na prática escolar. "Essa dinâmica eu repliquei na escola e vivenciei através do curso ofertado pela prefeitura de Linhares com a neurocientista doutora Carla Tieppo. Uma excelente oportunidade de atualização dos nossos conhecimentos e que contribui com o trabalho de forma positiva", finalizou.

Quem é Carla Tieppo
Profa. Dra. Carla Andréa Tieppo, que é Neurocientista, pioneira em cursos de extensão em Neurociência no Brasil. Possui título de doutora em Ciências pela USP. Há 21 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde ministra aulas de graduação e pós-graduação sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano.

Professora e orientadora da pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana e Coordenadora da Pós-Graduação Lato-Senso em Neurociência aplicada à Educação. Foi professora da PUC-SP por seis anos, onde assumiu na graduação a missão de promover conhecimentos de Neurociência para os alunos do curso de Psicologia. Está à frente da Inédita – Neurociência para todos há 8 anos, já ministrou cursos presenciais, online e por teleconferência para milhares de pessoas, das mais variadas áreas de atuação e aplicação do conhecimento neurocientífico.

Palestrante e consultora, a Dra. Carla aplica os conhecimentos da Neurociência com o objetivo de favorecer o desenvolvimento humano a partir da interface tangível do conhecimento do cérebro humano e suas potencialidades.