Saúde promove encontro de planos de ação dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem em MG

A secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta sexta-feira, dia 23, uma reunião realizada pela Câmara Técnica de Saúde, do Comitê Interfederativo que acompanha as ações de reparação em decorrência do rompimento da barragem de Fundão, no estado de Minas Gerais. O objetivo foi o de realizar a Oficina de Construção dos Planos de Ação em Saúde dos municípios atingidos pelo desastre ambiental. O evento aconteceu no auditório do Center Norte Conceição. 

Participaram do encontro representantes de Linhares, Sooretama, Colatina, Marilândia, Baixo Guandu, São Mateus, Conceição da Barra, Aracruz, Serra, Achieta e Fundão. "Nós reunimos com representantes de municípios para iniciar a construção dos planos de ação em saúde, identificando demandas em saúde dos atingidos e da rede de saúde em decorrência dos riscos e impactos advindos do rompimento da barragem de Fundão. Com o encontro, pudemos debater o caminho a seguir para atuar em conjunto e de forma mais assertiva", ressaltou o secretário de Saúde de Linhares, Valdir Massucatti. 

O Comitê é formado por representantes do Ministério da Saúde, das secretarias estaduais de Saúde de Minas Gerais e Espírito Santo, das secretarias de Saúde de municípios atingidos nos dois estados e dos atingidos.  A Câmara Técnica de Saúde foi criada em maio de 2017 e vem acompanhando as ações de reparação do programa de saúde.