Vigilância em Saúde intensifica combate a mosquitos após período de chuva

Por conta das recentes chuvas, a prefeitura de Linhares, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura, vinculada à secretaria de Saúde do município, iniciou uma série de ações para intensificar o combate à dengue, zika e chikungunya no município. A iniciativa visa mobilizar a população a fim de reforçar os cuidados, após período de chuvas, com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o principal vetor das doenças.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Dóris Schimidt Corona, pede a colaboração da população nesta tarefa. "Precisamos que a população nos ajude nesta causa. Se cada um fizer o básico, como descarte correto do lixo, tampar depósitos de água, limpar com buchas as laterais e eliminar os pratos dos vasos de planta, já nos ajuda muito no combate ao mosquito. Somente 10 minutos de cuidados do cidadão com seu imóvel por semana já é suficiente", destacou. 

A Superintendência de Vigilância em Saúde realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, priorizando o combate às formas larvárias, em especial por meio da visita aos imóveis, casa a casa, realizada pelos Agentes de Endemias em pelo menos quatro ciclos de visita.

Além desta ação são realizadas vistorias de rotina, a cada 15 dias, aos pontos considerados estratégicos. São locais onde se concentram um grande número de criadouros em potencial como, por exemplo, floriculturas, oficinas, ferros-velhos, entre outros. As visitas são para controle da proliferação dos mosquitos por meio do tratamento larvário e aplicação de inseticida perifocal.

A Superintendência também realiza aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV), método conhecido como fumacê, cujo itinerário é preparado para atender os bairros considerados prioritários, com base na maior incidência de casos das doenças e avaliação das armadilhas instaladas na cidade.

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d?água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas.

Checklist de verificação

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos;

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.