Linhares recebe mais 820 doses de vacinas contra Covid-19

Na nova remessa, 380 doses são para a segunda dose dos idosos acima de 90 anos. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

O Ministério da Saúde confirmou ao Governo do Estado do Espírito Santo nesta quarta-feira (3) o envio de mais 48.200 doses de vacinas contra o novo coronavírus. O novo lote é da CovonaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e faz parte de uma nova remessa de 1,9 milhão de doses encaminhadas pela entidade paulista ao governo federal.

Neste novo lote, Linhares receberá mais 820 doses do imunizante. São 440 doses que serão destinadas exclusivamente para vacinar os idosos de 82 anos, em continuidade à vacinação deste público-alvo na faixa etária entre 80 e 84 anos. E outras 380 doses para o início da aplicação da segunda dose nos idosos acima dos 90 anos.

As novas doses chegam a Linhares ainda na tarde desta sexta-feira (5). Logo em seguida serão encaminhadas para as câmaras frias da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, onde serão armazenadas e posteriormente distribuídas para as equipes de vacinação das unidades de saúde.

A previsão é que a continuidade da vacinação comece na próxima segunda-feira, dia 8 de março. O contato com os idosos de 82 anos e os acima de 90 (segunda dose) para agendamento será feito pelos agentes de saúde de cada território. Os idosos acamados serão imunizados em domicílio.

Até o momento, Linhares recebeu 6.746 doses entregues pelo Governo do Estado. Do total de vacinadas recebidas, 3.376 são da Coronavac e 3.370 são da Oxford/Astrazeneca. Com a nova remessa, serão 7.566 doses entregues ao Município desde o começo da imunização.

Essas novas doses continuarão a ser aplicadas nos públicos prioritários, de acordo com o Plano Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ele segue a mesma linha do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ou seja, nesta primeira etapa da vacinação continuarão a ser imunizados profissionais da saúde que atuam na linha de frente de atendimento aos doentes e idosos com mais de 80 anos.

Esquema vacinal

O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo. Para a CoronaVac, o prazo é duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é que seja em 28 dias.