Unidade de Referência em Qualidade de Cafés é inaugurada com avaliação do concurso do Conilon

Numa iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, da Prefeitura de Linhares e instituições públicas e privadas, foi inaugurada na última sexta-feira (26), a Unidade de Referência em Qualidade de Cafés. O local fica na Fazenda Experimental do Incaper, BR-101N, Km 15 e a solenidade foi marcada pela fase de avaliação do Concurso de Qualidade do Café Conilon – Linhares Coffee.

A unidade foi reestruturada e equipada com materiais adquiridos a partir das parcerias entre a iniciativa privada e as instituições públicas, por meio do Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon, uma ação do Plano Agro da Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Linhares. Maquinário, adequação do espaço físico e colchões que farão parte dos dormitórios dos técnicos e produtores, já estão à disposição e foram entregues durante a solenidade.

O local funcionará como referência da qualidade do café na região Norte e irá recuperar e alavancar o trabalho desenvolvido para beneficiar os produtores, por meio de pesquisas, novos cursos e tecnologias. Segundo o secretário municipal de Agricultura Franco Fiorot, o espaço é mais uma conquista de um trabalho planejado, das parcerias firmadas e um anseio dos produtores. "A reestruturação da Unidade de Referência é uma conquista planejada previamente e que está dentro das ações do Plano Agro. Ela é fruto do Programa de Qualidade do Café Conilon e das parcerias que esse projeto firmou, por meio do diálogo com instituições, empresas e o setor produtivo", declarou.

Nara Sthefania Tedesco, diretora-presidente do Incaper, participou da solenidade e destacou a importância do novo espaço em Linhares. Ela frisou que o acesso às novas tecnologias é um importante aliado para o desenvolvimento do segmento. "O nosso conilon gera mais de 250 mil empregos diretos e indiretos levando qualidade às familias rurais. Nossa produtividade de conilon evoluiu muito nos ultimos 25 anos, graças às tecnologias desenvolvidas pelo Incaper com o apoio dos parceiros. Este é mais um resultado de um trabalho árduo e diário e que leva o conilon como principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas e que alavanca o mercado com profissionais cada vez mais qualificados", afirmou.

Franco destacou ainda que a Unidade de Referência é um avanço para a região e possibilitará diversas atividades como a qualificação e a utilização de novas tecnologias, de grande importância para o desenvolvimento da produção do conilon. "Nós buscamos elevar o padrão de qualidade de nossos cafés para aumentar, cada vez mais, o mercado de cafés especiais. Vale lembrarmos que recentemente o município de Linhares liderou a produção de conilon no Estado", lembrou Fiorot.