Procon orienta consumidor para as compras do Dia de Finados

As pessoas que costumam visitar os túmulos de seus entes queridos no Dia de Finados devem tomar alguns cuidados na aquisição de produtos e serviços, como a compra de flores e velas, e a aquisição dos chamados planos de assistência funerária e os serviços funerários em geral. Para que o consumidor não sofra prejuízos no bolso, o Procon de Linhares oferece uma série de orientações.
A primeira dica segundo o coordenador do órgão em Linhares, Geraldo Roza, é não deixar a compra para a última hora, porque só assim será possível pesquisar e comparar preços de um local para outro, que devido o aumento da procura, varia bastante. Outra dica importante, segundo Geraldo, é ficar atento com os serviços prestados pelas funerárias como: velório, traslados do corpo, sepultamentos ou cremações, tanatopraxias, paramentações e ornamentações, venda de caixões, coroa de flores, entre outros. O consumidor deve ficar de olho nas cobranças abusivas ou indevidas.
Além disso, Geraldo orienta que o consumidor fique atento aos planos de assistência funerária, que são uma espécie de seguro, cujo prazo de contratação é indeterminado, e possui um período de carência, no qual caso o associado faleça, alguns serviços e produtos contratados não serão incluídos em seu funeral. "Salvo mediante pagamento adicional e que, em caso de desistência não se devolvem as mensalidades pagas", alerta.
Segundo o coordenador do Procon de Linhares pesquisar sempre é a recomendação do Procon de Linhares. "A informação é a principal ferramenta à disposição dos consumidores para um consumo consciente e uma melhor defesa de seus interesses também", orienta. Para dúvidas o Procon de Linhares funciona na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no Centro, próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal. Telefone: (27) 3372-2129.