Guarda Civil de Linhares ganha nova frota de veículos para ações de prevenção

O prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou na manhã desta terça-feira (23), que o grupamento de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal acaba de receber cinco novas viaturas para fortalecer as ações de prevenção em todo o Município. Os veículos chegam totalmente adaptados com dispositivos de sinalização audiovisual e plotados para serem utilizados pelos agentes comunitários de segurança. A chegada das novas viaturas visa dar melhor suporte às ações de segurança preventiva do Município.

A aquisição dos veículos dá maior capacidade de ação à Guarda Civil Municipal de Linhares no cumprimento das demandas operacionais e institucionais, como redução dos índices de criminalidade e aumento da eficiência das atividades junto aos bens públicos, inclusive no fortalecimento de ações contra os atos de vandalismo registrados nos últimos dias em vários ginásios poliesportivos.

"É fundamental a melhoria da estrutura e das condições de trabalho da Guarda Municipal, propiciando mais dinamismo e qualidade às ações. Juntamente com o videomonitoramento, as novas viaturas vão auxiliar na mobilidade urbana e contribuir junto às forças policiais na segurança das pessoas", ressalta o prefeito Guerino Zanon.

"É uma alegria para nós essa entrega, pois estamos cada vez mais reestruturando os equipamentos da Guarda Civil Municipal. Todos os profissionais que estão aqui merecem boas condições de trabalho, e estamos oportunizando isso para que seja aplicado na segurança do município", disse o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos.

Visualização

Com o novo modelo, o sistema audiovisual das viaturas está mais potente, segundo o Diretor da Guarda, Valmiro do Nascimento Pereira, responsável pelo controle da frota da Guarda. "Os leds do giroflex estão mais potentes, assim como aquele flash de luz branca que indica a presença de uma viatura. Esse aparato melhora a visualização do veículo por parte dos moradores e indica a presença da guarnição, aumentando a segurança", disse.

Conforto

O secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos, disse que as novas viaturas garantem maior conforto para os agentes, que passam muitas horas em escalas longas de trabalho. "São veículos novos e mais confortáveis, todos com ar-condicionado e melhor ergonomia. Nós entendemos que isso representa uma melhoria na condição de trabalho dos nossos agentes, que às vezes passam diversas horas dentro da viatura", completou.

Investimentos

As novas viaturas representam uma expressiva melhoria da qualidade do trabalho de preservação do patrimônio público e de contribuir com a contenção da violência feito pela administração municipal. A área de segurança do Município tem recebido constantes investimentos como novos uniformes e carteiras funcionais para os agentes e a manutenção da Central de Videomonitoramento.

Além disso, a Guarda Civil Municipal se aproxima da comunidade por meio dos projetos sociais, como o Trânsitolândia e o Preci – Programa de Resistência e Cidadania, que auxiliam na formação cidadã de crianças e adolescentes. Esses investimentos e ações são parte da filosofia de trabalho da administração para a prevenção e o enfrentamento da violência.

Canal de Denúncias

A Guarda Civil Municipal de Linhares está em funcionamento 24 horas por dia e pode ser acionada pela população por meio do telefone 153. O videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Pública também permanece em atividade, com câmeras em toda a cidade, inclusive no interior como no distrito de Bebedouro.

Qualquer caso de arrombamento¸ ato de vandalismo assalto ou situação emergencial deve ser comunicado ao telefone 153 para que as equipes da Guarda tenham ciência e possam ser enviadas para o socorro. Embora o atendimento esteja disponível, a Guarda pede bom senso para que a população faça a ligação apenas quando realmente necessário.