Educação certifica professores participantes de formação sobre Vivências de Leitura

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação Continuada de Profissionais da Educação, realizou cerimônia de certificação dos professores que participaram do curso sobre Vivências de Leitura realizado pela pasta e que capacitou 60 profissionais atuantes nas escolas da Rede Municipal de Ensino, para o desenvolvimento de projetos de incentivo à leitura de alunos da educação básica. Os encontros aconteceram de forma presencial, conforme cronograma do Centro de Formação Continuada de Profissionais da Educação e foram ministrados pela facilitadora Alcenira Nogueira de Almeida Rangel Loureiro.

Alcenira reforça que as práticas desenvolvidas na formação priorizaram o tema abordado melhorando a prática dos professores às diversas formas de leitura, potencializando o seu desempenho literário através de experimentações e formas lúdicas dos gêneros e tipologias textuais e ampliando a carga de leitura. "No curso nós buscávamos melhorar a nossa performance competente de professores leitores. Até porque, é impossível um professor despertar o hábito ou o interesse pela leitura no aluno se ele não é apaixonado pelo hábito de ler. Desse modo ampliamos nossa carga de leitores e escritores, melhoramos nosso vocabulário e levamos para as escolas, para os nossos alunos, as práticas aprendidas", afirmou a facilitadora.

A formação certificou em 120 horas seus participantes, conforme a atuação do professor junto à rede municipal de educação. De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, a formação continuada é uma ferramenta de grande importância no aprimoramento das habilidades dos profissionais de educação. "Com a formação, os professores estarão reciclando as suas habilidades e ações pedagógicas em sala de aula, com isso melhorando o ensino e aprendizagem dos nossos alunos, além de estarem qualificando-se", destacou.

Projetos de incentivo à leitura:
As escolas da Rede Municipal da Prefeitura de Linhares desenvolvem ao longo do ano letivo, diversos projetos de incentivo à leitura, tanto nas escolas de educação infantil como do ensino fundamental. São ‘Viagens Literárias’, ‘O Aniversário do Seu Alfabeto’, ‘Chocolate Literário’, ‘Café Literário’, ‘Saraus’, ‘Mala de Leitura’, dentre outras atividades realizadas com o objetivo principal de promover o gosto pela leitura aos estudantes.

A professora Andréia Bissoli, da EMEF Jerônimo Monteiro, desenvolveu o Café Literário, com alunos da turma do 5º ano. Segundo ela, o projeto incentivou o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, orientando as crianças na percepção das diversas possibilidades, que a comunicação promove. A professora frisou que as atividades buscaram também, integrar a família e a socialização com outras turmas. "Eu participei do curso Vivências de Leitura e ele trouxe muitas práticas para que nós pudéssemos trabalhar em sala de aula com nossos alunos. Durante a formação, nossa tutora nos incentivou sempre sobre a importância da leitura e a experiência em participar foi muito enriquecedora, pois além de contribuir para a minha prática, eu pude levar isso para a sala de aula para meus alunos", destacou Andréia Bissoli.

Segundo a diretora do CEIM Giovani Paulo Salvador Meira, Saionara Vitorazzi Suave, a escola finalizou o projeto de incentivo ‘Leitura: páginas de aventuras’ e também, com o envolvimento da comunidade. Ela destacou que a prática de incentivar o hábito de ler é importante não só pela integração das famílias e da sociedade, como também para o despertar do prazer da leitura para todas as idades. "As famílias foram convidadas para ver a exposição final dos trabalhos protagonizados pelas crianças, envolvendo atividades de construção do conhecimento e ressaltando a importância da leitura para todos", concluiu.