Prefeitura abre novas turmas de oficinas de habilidades profissionais nesta semana

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas, está com vagas abertas para novas turmas das oficinas de desenvolvimento de habilidades. São diversas opções de oficinas gratuitas, com 20 vagas cada e duração entre 2 e 20 horas, em diferentes áreas. Esta é a 5ª Rodada de Ciclos de Oficina que começa nesta semana. O investimento é de R$ 212.100,00, com recursos próprios da Prefeitura de Linhares.

Os interessados em se inscrever para uma das oficinas devem procurar os locais onde os cursos serão realizadas, das 8h às 16h, portando CPF. O programa é desenvolvido em parceria com o Senac e as aulas serão realizadas no Projeto Educar, CRAS Rio Quartel, IASES, CRAS Interlagos, CRAS Bebedouro, CRAS Nova Esperança, Grupo Resgate, e Associação de Morados do Bairro José Rodrigues Maciel. A pessoa pode escolher a oficina que desejar, independente do bairro que reside. A secretaria inclusive fornece o vale-transporte social para que o cidadão tenha condições de se direcionar ao local das aulas.

Entre as opções estão autoprodução para o trabalho, administração financeira, empreendedorismo e inovação, informática, boas praticas de higiene e manipulação de alimentos. "O intuito é dar oportunidade de aperfeiçoamento de habilidades profissionais, aproximando diretamente 3,5 mil linharenses ao mundo do trabalho. As oficinas oferecem oportunidades de inclusão para centenas de pessoas que recebem benefícios sócio-assistenciais e, principalmente, trabalhadores desempregados, que estão excluídos do novo processo de inserção no atual mundo do trabalho", frisou o secretário municipal de Assistência Social, Amantino Paiva.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, reforçou a importância das oficinas para a geração de renda. "Nossas gestões sempre foram marcadas fortemente pela inclusão social, pela distribuição de renda e pela responsabilidade social". Para ele, é motivo de muita felicidade poder oferecer tantas vagas e beneficiar todas as comunidades, da sede e do interior do município, que podem desenvolver ainda mais suas habilidades, aprender como vender e divulgar o seu trabalho, gerando mais oportunidades e mais renda", frisou.
Para mais informações sobre as oficinais, o morador deve procurar o CRAS mais próximo de sua residência. Confira a lista de oficinas:

1. Ciclo: Postura Profissional
Autoprodução para o Trabalho
Técnicas para Falar em Público
Apresentação Pessoal para o Trabalho

2. Ciclo: Economia Doméstica
Apresentação Pessoal e Postura Profissional
Administração Financeira
Empreendedorismo Individual

3. Ciclo: Empreendedorismo
Planejamento e Gestão Financeira para Pequenas Empresas
Empreendedorismo e Inovação
Ciclo Qualidade no Atendimento ao Cliente

4. Ciclo: Oportunidades
Elaboração de Currículo e comportamento em Entrevista
O Vendedor Profissional e as Oportunidades de Negócio
Autoprodução para o Trabalho
Liderança e Relacionamento

5. Ciclo: Digitalizando
Empreendedorismo e Inovação
Comunicação e Técnicas de Apresentação por Meio do Celular
Sua Empresa em Foco na Web e nas Redes Sociais

6. Ciclo: Mundo Digital
Informática Prática
Sua Empresa em Foco na Web e nas Redes Sociais
Mobile Marketing: Uma Visão de Negócio

7. Ciclo: Arte e Trabalho
Resolução de Conflitos no Cotidiano e Desenvolvimento de Habilidades
Comunicação e Técnicas de Apresentação
Comunicação Assertiva

8. Ciclo: Sustentabilidade
Boas Praticas de Higiene e Manipulação de Alimentos
Técnicas de Vendas e as Oportunidades de Negócio
Reduzir, Reutilizar, Reciclar: Os 3 R´S para a Sustentabilidade