No Dia da Árvore (21), estudantes farão plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica

Em comemoração ao Dia da Árvore e como forma informar e incentivar as crianças sobre a preservação ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares fará plantio de mudas de árvores, espécies da Mata Atlântica, na Flona Nacional de Goytacazes, às margens da rodovia BR 101, nesta sexta-feira (21). A ação será realizada por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Talma Drummond Pestana, do bairro Palmital, em dois momentos: às 7h30min e às 13h30min.

A diretora de Educação Ambiental da secretaria municipal de Meio Ambiente, Aline Fernandes, explica que a consciência ambiental deve ser exercida pela criança desde cedo e antes de realizarem o plantio, os estudantes farão uma mini trilha ecológica para conhecerem mais sobre a Flona de Goytacazes, sobre as árvores e sua importância para a natureza. "As crianças são nosso futuro e precisam entender essa relação do ser humano com a natureza, a importância da árvore para vida. A árvore hoje é o equilíbrio do humano com o meio em que ele vive, se não tivermos uma mata ciliar, por exemplo, nós não temos água. Os alunos poderão conhecer uma floresta, uma diversidade de animais e perceber o quão importante as árvores são para o ecossistema", enfatiza a diretora.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, afirma que a atividade terá valor educacional e deve ficar marcada na vida das crianças que participarem dos plantios e consequentemente nos seus familiares, que serão contagiados com a proposta da ação. "Além de se tornarem multiplicadores em educação ambiental, as crianças terão a percepção da importância da árvore na proteção dos solos, rios, nascentes, na preservação da vida silvestre e na manutenção da qualidade de vida", afirmou.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente Fabrício Borghi Folli, ensinar sobre a preservação do meio ambiente para crianças requer técnicas e atividades que despertem a curiosidade, criatividade e interação, levando o aprendizado de forma divertida e descontraída. "A ideia é despertar nos alunos a consciência para a conservação das árvores e do meio ambiente. Atividades divertidas prendem a atenção da criançada, que aprendem muito com o que vê e multiplicam os ensinamentos aprendidos. Ações como o plantio também são muito importantes para essa tomada de consciência", finalizou.