Prefeitura moderniza frota de veículos e amplia acesso a serviços de saúde aos cidadãos

A prefeitura de Linhares modernizou e ampliou a frota de veículos da secretaria Municipal de Saúde para oferecer um atendimento de saúde mais seguro e mais próximo dos cidadãos. Atualmente, 57 veículos integram a logística da secretaria municipal de Saúde. Destes, sete foram incorporados recentemente. Anualmente 44 mil pacientes são transportados pela secretaria para atendimentos de saúde fora do município. Os veículos também atendem as demandas dos diversos setores e serviços oferecidos em Linhares. 

O secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, pontua que a saúde é uma prioridade da gestão e o investimento na ampliação da frota vai levar mais qualidade para os serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura aos pacientes que dependem do transporte. "Esta é mais uma iniciativa pensada para oferecer um atendimento de saúde com mais qualidade. Com a modernização da nossa frota de veículos substituirmos os carros mais antigos por veículos mais novos, e ainda inserimos novos carros a frota com intuito de levar mais comodidade e também segurança para as pessoas que dependem dos serviços de transportes da Saúde", ressaltou.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressalta que com a estadualização do HGL e a implantação da Rede Cuidar no Município, a demanda de agendamentos de viagens para fora de Linhares será impactada, o que vai possibilitar um atendimento local mais humanizado, com mais qualidade e mais próximo dos cidadãos. "Estamos sempre buscando a melhoria nos serviços de saúde. Os veículos possuem toda a infraestrutura necessária para realizar as remoções. Nosso objetivo continua sendo deixar os serviços de saúde cada vez mais próximos dos cidadãos", destaca Guerino.

A frota
A secretaria de saúde conta com 20 veículos Ford Ka; cinco Onix, 10 Spin 7 lugares, duas UTI’s móvel, 18 ambulâncias para remoção simples, um Ônibus (Unidade Móvel de Saúde) e um micro – ônibus (Unidade Móvel para Ações de Saúde). 

A frota atende a diversos departamentos que oferecem serviços ligados a secretaria como PSF – Programa de Saúde da Família na sede e interior; CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial; NAPS – Núcleo de Atenção as Políticas de Saúde, com os programas de DST/Aids, Hepatites virais, Tuberculose, Tabagismo, Hanseníase, Saúde do Homem, do Idoso, da Mulher e da Criança e Hiperdia; HGL – Hospital Geral de Linhares e a Gestão da Saúde.

Central de Ambulância 
A Central de Ambulâncias garante o deslocamento de mais de 2 mil pacientes por mês para consultas, exames e cirurgias dentro e fora do Município, funcionando 24 horas. A Central conta com alojamento apropriado e moderno para acomodar os motoristas que estão de plantão. O número da central é o 156.