Caminhada de prevenção ao suicídio reúne mais de 100 pessoas em Linhares

O Centro de Valorização da Vida – CVV -, com o apoio da Prefeitura de Linhares realizou na manhã deste sábado, 15 de setembro, uma caminhada para a vida que reuniu mais de 100 pessoas pelas ruas e avenidas de Linhares. A mobilização contou com balões amarelos e faixas com frases motivacionais, como "Valorize a vida" e "Falar é a melhor solução". A concentração foi na Praça 22 de Agosto e se encerrou na sede da Prefeitura, também no centro da cidade. O prefeito de Linhares Guerino Zanon participou da caminhada.

O intuito da ação foi gerar reflexão sobre a prevenção das doenças e distúrbios que podem levar ao suicídio e disseminar estratégias para conscientização do público em geral, bem como dos profissionais que colaboram e vivem diariamente a realidade de lidar com pessoas em estado de profunda depressão emocional. 

O foco das ações é a comunidade atendida pela rede pública, mas a intenção é de que as orientações sejam compartilhadas, a partir daí, com toda a população.  Um dos locais para tratamento é o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), que é público e funciona no centro de Linhares. Nas unidades básicas, os profissionais orientam moradores da região sobre a necessidade de conversar e saber identificar os sinais de alerta que podem indicar, por exemplo, sintomas de depressão. 

O prefeito Guerino Zanon destacou a importância das ações desenvolvidas pelo Centro de Valorização da Vida de Linhares, que está engajada com a causa, desenvolvendo inúmeras atividades informativas junto à população durante todo o ano. "Ações com mesas redondas, palestras, blitzes informativas, entrevistas, tribunas e debates da temática tem sido efetivadas. Falar e quebrar paradigmas sobre transtornos psicológicos e sobre o suicídio é fundamental e a população tem entendido a proposta", destacou.

Segundo Jobson de Freitas, presidente do Núcleo de Apoio a Valorização à Vida de Linhares e porta-voz do Centro de Valorização da Vida – CVV, entidade de apoio emocional e prevenção do suicídio, A ideia é auxiliar na quebra de tabus e na conscientização da sociedade sobre o tema. "A questão é complexa e, como tal, a resposta não pode ser simplista. Mas é preciso falar. A caminhada foi uma maneira de dizer "estamos aqui". O suicídio pode ser prevenido com informação. A identificação de sinais, a oferta e a busca por ajuda ainda enfrentam barreiras, muitas vezes por preconceitos, mas o CVV atua no número 188, que é gratuito, garante sigilo e funciona 24 horas", lembrou Jobson.