EMEF Castelo Branco realiza 1º Chocolate Literário nesta terça-feira (11)

Nesta terça-feira (11) uma escola da Rede Municipal de Ensino, localizada no Centro de Linhares, realizará uma atividade educativa e saborosa de incentivo à leitura: o 1º Chocolate Literário da EMEF Presidente Castelo Branco. A ação é a finalização do projeto de leitura desenvolvido pela pedagoga Giovanna de Jesus Gomes Drumon e a professora Jaqueline Aparecida Alves Duque, com o apoio das também professoras Tamires Montavani, Alcinéia Fabiani Giovani e Ana Ilda Guidini Mendes.

As atividades envolveram as turmas do 1º ao 5º ano no estudo dos mais variados gêneros textuais como o literário, instrucionais, poesia, notícia, cordel, piada, dentre outros. Segundo a pedagoga Giovanna, estimular o aluno ao hábito de ler é uma ação desafiadora, mas que produz excelentes resultados. Ela destaca que o cotidiano é cheio de alternativas e mecanismos que podem e devem ser utilizados nesse processo. "Quando é desafiada a preparar uma receita, montar um objeto, relatar algo, convidar alguém, apropriar-se de uma notícia, enfim fazer uso da leitura e interpretação dos códigos escritos, é que o aluno realmente sente a necessidade e passa a gostar de ler", frisa Giovanna.

Segundo a pedagoga, o evento contará ainda com as ilustres participações das escritoras Norma Astréa Grunewald e Geysa Galvão, ambas de Linhares. Além, é claro dos familiares dos estudantes e funcionários da escola, que poderão saborear um delicioso chocolate com biscoitos e bolos, enquanto apreciam os livros escritos pelos alunos. O 1º Chocolate Literário da EMEF Presidente Castelo Branco terá início, a partir das 8 horas.