Prefeitura alerta sobre descarte correto de resíduos tecnológicos como baterias e lâmpadas

Atualmente, o avanço da tecnologia e as praticidades que ela nos oferece, além do seu consumo imoderado acabam gerando um grande volume de lixo com materiais prejudiciais à saúde e que ocasionam a degradação do meio ambiente. A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Meio Ambiente alerta aos moradores sobre a importância de descartar de forma adequada e segura o resíduo proveniente de materiais tecnológicos inutilizados como: baterias de celulares, gabinetes de computador, teclados, mouses, impressoras, lâmpadas, dentre outros equipamentos.
Segundo a Diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental, Jamara Silva, lâmpadas fluorescentes, agrotóxicos e suas embalagens, pneus, óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens, baterias de celular e pilhas em geral são produtos altamente prejudiciais ao meio ambiente e, por isso, não devem ser descartados junto com o lixo doméstico e nem com o reciclável, por lei, devem ser descartados utilizando o conceito de logística reversa. "Esses materiais são fontes de contaminação e podem infectar desde nascentes de rios, lençóis freáticos e até penetrar na cadeia alimentar, provocando danos irreparáveis", alertou ela
Jamara disse ainda, que o descarte correto dos resíduos, evita problemas ambientais e até de saúde. "A natureza é uma das principais vítimas do descarte inadequado de resíduos, mas o descarte incorreto de resíduos em terrenos baldios, por exemplo, além de comprometer o ciclo normal da natureza, contribui com a proliferação do mosquito da dengue", ressaltou.
As denúncias sobre descarte irregular de materiais podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, situada na Rua Monsenhor Pedrinha – Centro, pelo telefone 3372-2067 durante horário administrativo ou ainda pelo site www.linhares.sislam.com.br.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: agrotóxicos; pilhas e baterias; pneus;  óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Logística Reversa
A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.