Comunidades, famílias e autoridades prestigiam desfile em comemoração aos 218 anos de Linhares


Comunidades, famílias, o prefeito Guerino Zanon e a secretária de Educação de Linhares, Maria Olimpia Dalvi, entre outras autoridades como vereadores e secretários municipais, estiveram presentes na Avenida Governador Lindenberg, na manhã desta quarta-feira (22), para acompanhar o Desfile Cívico Escolar em celebração aos 218 anos de fundação de Linhares, que reuniu mais de 10 mil pessoas. Na avenida, crianças e adolescentes das redes municipal, estadual e particular de ensino levaram muita cor e alegria alinhados ao tema sustentabilidade.

O evento teve início com a execução do hino nacional brasileiro e do hino de Linhares que foi cantado pela pequena Hellen Duarte Santana, de 7 anos, assistida pelo serviço de convivência do CRAS do bairro Conceição. O palanque oficial retratou o tema com obras do artista plástico Márcio Rosa que é oficineiro de artes da secretaria municipal de Assistência Social. 

Ainda na abertura, o prefeito Guerino Zanon destacou a importância do desfile. "O desfile de escolas e bandas marciais é um evento tradicional e muito importante, que já faz parte das comemorações do aniversário da cidade. O desfile complementa as festividades com o que a gente tem de mais importante na gestão, que é a estrutura da educação para as crianças da nossa linda cidade. O tema sustentabilidade contempla uma série de ações que as unidades de ensino desenvolvem para tornar Linhares uma cidade mais sustentável, mais justa e mais cidadã", disse.

A sincronia perfeita dos alunos foi executada pelas bandas da Polícia Militar do Espírito Santo, Pabline Grobério Nali da Cooperativa Educacional de Linhares, Olímpio Bezerra do Colégio Estadual, Banda de Fanfarra ‘João Júlio Cardoso’ de Baixo Guandu, dos Desbravadores e a Fanfarra F.J.P. também de Baixo Guandu. O desfile contou com a participação das corporações da PM, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Tiro de Guerra e Agentes de Trânsito. Também passaram pela avenida as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, além de ciclistas, motociclistas e um momento cultural com todas as manifestações artísticas desenvolvidas e apoiadas pela secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. 

"Linhares é uma cidade maravilhosa que me acolheu e hoje me sinto uma cidadã desta terra linda e desenvolvida. Estou achando muito interessante a demonstração dos trabalhos realizados pelas escolas e pelas instituições que se propuseram a desfilar o tema sustentabilidade no aniversário da cidade", destacou Ivanir Jesus dos Santos. 

O desfile cívico escolar dos 218 anos de Linhares contou também com as presenças dos estudantes da Faceli, da Ordem Demolay e Arco-íris, Clam, e Centros de Referência e Assistência Social de Linhares (CRAS), Escola Viva Bartouvino Costa e Associação Pestalozzi de Linhares.