Encontro em Linhares reúne secretários de Finanças do ES

Na última sexta-feira (10), secretários de Finanças, Planejamento e Fazenda de todos os municípios do Espírito Santo estiveram reunidos na Universidade Aberta do Brasil (UAB) para debater temas de interesse comum a todos os municípios e traçar estratégias para ações conjuntas. A reunião aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi promovida pelo Conselho Nacional de Política Fazendária -CONFAZ-ES. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Política Fazendária, Rogélio Pegoretti Caetano Amorim.

Para o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Bruno Marianelli, durante o compartilhamento de experiências com os secretários de todo o Estado, os gestores colhem subsídios para realizar uma gestão fazendária com justiça social, contribuindo para o equilíbrio das contas públicas e a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável dos Municípios.

"É muito importante sediarmos esse encontro porque é no CONFAZ onde discutimos as ações necessárias para elaboração de políticas que visam aprimorar a eficiência da gestão tributária dos Municípios, a fim de conseguirmos aumentar a arrecadação e controlarmos melhor nossas despesas para que possamos promover o desenvolvimento das cidades capixabas, e, consequentemente, oferecermos melhores serviços, contribuindo, dessa forma, para promover o desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida à população", ressalta Bruno.

O presidente do Conselho Nacional de Política Fazendária, Rogélio Pegoretti Caetano Amorim, pontuou que o objetivo do encontro foi o de aperfeiçoar as administrações tributárias, como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas cidades capixabas. "Os gestores municipais precisam dialogar para buscar formas de incrementar a receita que vai se refletir em benefícios para seus habitantes", destacou.

Assuntos Abordados
O Case da Modernização Tributária do Município de Pancas;
Panorama Econômico dos Municípios ? Estado Atual e Projeções;
Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios (DREM); Case de Recebimento de Tributos com Cartão de Crédito em Alegre;
Resultados das consultas efetuadas ao Tribunal de Contas;
Discussão sobre a nota fiscal eletrônica do produtor rural;
Discussão sobre a validade da publicação da LRF somente no diário da Amunes;
Discussão sobre experiências do REFIS;
Discussão sobre dificuldades na mudança do REGIN para o Simplifica.