Alunos produzem sabão e lixeiras ecológicas em escola do bairro Santa Cruz

Trabalhar a consciência ecológica e sustentável entre os alunos, durante o processo de ensino-aprendizagem, resultou na produção de sabão, lixeiras e materiais artísticos, a partir de materiais recicláveis e sustentáveis, na EMEF Zeferino Batista Fiorot, localizada no bairro Santa Cruz. Intitulado de "Plante uma Ideia", a ação envolveu as disciplinas de ciências e matemática, durante o 3º trimestre escolar, com as turmas do 6º e 9º anos.

Os alunos produziram murais, obras de arte, lixeiras e até sabão, reutilizando latinhas, plásticos, tampinhas, papelão e óleo usado, num processo de reaproveitamento do lixo, dando origem a um novo produto. A diretora Maria Aparecida Celestino informou que o projeto, além de fixar o conteúdo estudado e promover a consciência sustentável, também estimulou o zelo e o sentimento de pertencimento dos alunos pela escola, com os novos materiais produzidos. "Por meio deste trabalho, no qual foram propostas diversas atividades e experiências, observaram-se as mudanças, tanto no espaço físico da escola, bem como a maneira dos adolescentes, professores e pais encararem necessidade da conservação do meio ambiente e a importância da mudança de maus hábitos", informou a diretora.

A diretora salientou que a proposta foi uma iniciativa dos professores, com o intuito de discutir uma das principais preocupações mundiais da sociedade moderna: o descarte de resíduos. Maria Aparecida reforçou a importância do diálogo nas instituições de educação, para a preservação ambiental e a conscientização dos cidadãos. "É fundamental que Escolas e Professores sejam o elo a fim de sensibilizar os alunos de maneira correta de como descartar seus resíduos com intuito da preservação ambiental e da formação de cidadãos críticos e conscientes, sendo que a escola exerce papel vital neste processo", finalizou.