Professoras se transformam em fadas e princesas para incentivar hábito da leitura em Rio Quartel

Os alunos e familiares do Centro de Educação Infantil Municipal Sebastião Justino Furtado, localizado em Rio Quartel, interior de Linhares, foram surpreendidos na última quarta-feira (1), ao chegaram para as aulas, e encontrarem fadas, princesas e personagens que fazem parte dos contos infantis. Encantados e cheios de alegria, além das professoras caracterizadas, eles encontraram também, a escola e as salas de aula enfeitadas com elementos que fazem parte do imaginário literário.

A diretora do CEIM, Suely Alves Menezes Vergna, explicou que tudo não passou de uma grande ação do projeto ‘O mundo mágico dos clássicos’, que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura nos alunos de 1 a 5 anos de idade. "Cabe ao professor e a todo profissional da educação, adentrar no universo dos alunos, respeitando seus interesses, despertando a criatividade e oportunizando novas experiências, tudo com o propósito de tornar mais atrativo e produtivo o processo de ensino-aprendizagem", pontuou. A diretora disse ainda que o projeto é institucional e trabalha áreas de conhecimento como a linguagem oral e escrita, a matemática, natureza e sociedade, movimento, música e artes.

Segundo Sueli tudo foi planejado em segredo, para que os pais e responsáveis também fossem surpreendidos ao levarem as crianças até a escola e essa surpresa foi positiva, atingindo o objetivo de unir a escola com a comunidade. "Para que aconteça um aprendizado significativo na vida das nossas crianças, é preciso que caminhemos juntamente com as famílias, tornando-as parceiras na construção do conhecimento e do processo de ensino e da aprendizagem das nossas crianças", concluiu.

A surpresa foi apenas o primeiro passo do projeto que terá ao longo dos próximos dias letivos, ações como dramatizações de histórias, leituras coletivas, identificação de personagens, sempre envolvendo atividades em sala de aula e em casa, para envolver a família no processo. Serão trabalhados clássicos: Os Três Porquinhos, João e Maria, Cachinhos Dourados, Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho. "O mundo mágico dos clássicos", contemplará alunos de 1 a 5 anos de idade.