Alunos de escola do Canivete participam de aula inaugural de curso de extensão em informática

Na manhã desta sexta-feira (3), aconteceu a aula inaugural do curso de extensão em informática básica, para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF José Modeneze, localizada no bairro Canivete. O curso é gratuito e será ministrado por meio de parceria entre a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, campus Linhares. A iniciativa é desenvolvida pelo Ifes, que busca dentro do Município, ofertar cursos em escolas localizadas mais distante da sede. As aulas acontecerão no contraturno escolar, com certificado de conclusão de 30 horas.

De acordo com o coordenador de laboratórios Evandro das Virgnes Scarpati, o projeto Conecte-se surgiu a partir da percepção de agregar conhecimentos técnicos sobre tecnologias digitais para os alunos, que em sua grande maioria já dispõe de habilidades naturais para manusear dispositivos e aplicativos. "À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, é ainda mais importante ter um entendimento básico no uso de computadores, internet, e-mail, pesquisa e mídia social. O curso Conecte-se ensina essas habilidades básicas tão vitais para as atividades do dia a dia", pontuou Evandro, que é professor do curso.

Houve uma seleção interna dos estudantes para participarem do curso e para Regina Jacobssem, a proposta é de grande importância para os alunos e a escola não mediu esforços para viabilizar as condições necessárias para acontecerem as aulas. "Desde que cheguei a direção do José Modeneze, eu me apaixonei não só pela escola, como por toda comunidade e no momento em que fomos procurados pelo Ifes, não medimos esforços para oportunizar o curso para os nossos alunos", destacou a diretora.

Conecte-se
O curso Conecte-se será ministrado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela Academia Cisco (https://www.netacad.com/pt-br) e presencialmente no laboratório de informática da EMEF José Modeneze, que recebeu também, a doação de seis computadores, montados a partir de projeto do Ifes de recuperação de peças doadas pela comunidade.

Segundo o coordenador e professor Evandro, ao final do curso os alunos terão conhecimento sobre os conceitos básicos sobre computadores e comunicações, usando mídias eletrônicas e sociais; gerenciar arquivos e documentos em um computador baseado em sistema operacional específico; e navegar pela Internet, utilizando mecanismos de pesquisa e webmail.