Vigilância Epidemiológica orienta população sobre aparecimento de escorpiões

O número de notificações de escorpiões em Linhares aumentou em relação ao ano passado. Já foram registrados 114 notificações no município entre os meses de janeiro a julho. No mesmo período no ano passado, haviam sido registrados 74 casos. As notificações correspondem ao total de pacientes residentes no município e que foram picados pelo animal, que representa risco para população, uma vez que o ataque causa dor e pode até provocar a morte.  As localidades com maior número de casos de picada de escorpião são Rio Quartel, Farias, Chapadão do 15 e Bebedouro
Os dados são do Programa Municipal de Controle de Escorpiões, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Linhares e a referência de atendimento é o Hospital Geral de Linhares (HGL). "Sabemos que existem muitos pacientes que não procuram atendimento médico, portanto, eles não entram nas estatísticas. Já o número de solicitações espontâneas, de pessoas que solicitam visitas, também, comprova o aumento nesses casos", lembra a zootecnista e referência técnica do programa, Janiele Marinato.
O número total de visitas realizado até o momento chegou a marca de 124 no total, 11 a mais das realizadas em 2017 no mesmo período. Os responsáveis pelo serviço trabalham na orientação e busca ativa de espécimes. Além disso, os profissionais realizam palestras informativas em escolas, empresas, órgãos públicos ou privados, conforme agendamento prévio. "O trabalho do programa é itinerante, é levar a informação para controle e combate do escorpião. Estamos à disposição, é só o interessado encaminhar ofício para a superintendência de Vigilância em Saúde e uma data será agendada para realização da palestra", explicou Janiele.
Não há um fator único para o surgimento do animal em determinada região. Mas, o controle é possível com procedimentos simples dentro dos quintais e residências. "Eles procuram alimentos, especialmente durante a noite e durante o dia costumam esconder-se em lugares escuros e úmidos como pedras, frestas, barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, forros, dentre outros", lembrou a zootecnista.
Dicas para prevenção do escorpião:
– Limpeza e conservação de jardins e quintais, evitando o acumulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção, dentre outros;
– Para os jardins, cuidar ou evitar folhagens densas junto a paredes e muros e manter a grama aparada;
– Limpar periodicamente terrenos baldios;
– Sacudir bem as roupas e sapatos antes de usá-los, pois os escorpiões podem se esconder neles;
– Vedar frestas e buracos em paredes, ralos, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de escorpiões pela residência.
Incidência em Linhares

Desde o início do ano, foram registradas 114 notificações, 08 solicitações espontâneas e 124 visitas pelos bairros Planalto, Canivete, Santa Cruz Palmital, Três Barras e nos distritos e localidades rurais.
Atendimentos

Caso haja algum incidente com escorpião a orientação é de que o cidadão procure o Hospital Geral de Linhares – HGL, referência no Município no tratamento. As notificações são regulamentadas pelo registro de ocorrência no hospital.
Informações
Para informações sobre a solicitação de palestras ou atendimento domiciliar referente ao escorpião em Linhares, podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses -CCZ, localizado na Avenida Wilson Durão, 955 – bairro Três Barras. Telefone: 3371-4098.