Vigilância em Saúde alerta para o número de casos de dengue nos bairros Santa Cruz, Planalto e Canivete

O período das chuvas ainda não chegou, mas o aumento no número de casos de dengue em alguns bairros de Linhares chama a atenção. A Vigilância Ambiental em Saúde, vinculada a Secretaria de Saúde de Linhares alerta para o aumento dos casos da doença nos bairros Santa Cruz, Planalto e Canivete.

“Hoje o município apresenta nesses bairros o maior número de casos de dengue, proporcionalmente. Se olhar apenas pela quantidade de casos, o  Interlagos e Aviso apresentam mais casos, porém, pelo tamanho do bairro, quando diluímos a quantidade de moradores e de imóveis, pela quantidade de casos, vemos que a situação está mais grave no Santa Cruz, que é um bairro pequeno”, explica o diretor de Vigilância Ambiental de Linhares, Sérgio Lubiana.

Outro dado que chama a atenção é o resultado do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 23 a 28 de outubro, apontarem alto índice de infestação do mosquito transmissor da doença em alguns bairros de Linhares. São eles: Canivete: 14,1%, Vila Isabel: 10,2%, Olaria: 8,33%, Jardim Laguna: 8,1% e Palmital: 8,0%.

“Mesmo nesse período seco e com altas temperaturas, estes bairros estão com índice muito alto da presença do mosquito. Principalmente nesses locais os moradores devem ter uma atenção maior no combate ao mosquito”.

Sérgio orienta que a população ajude no combate ao mosquito cuidando de suas casas e quintais, mas que também recebam os agentes de endemias. “Ainda temos muitos casos de pessoas que não recebem os agentes de endemias nas suas casas, o que prejudica o combate ao mosquito. Fazemos um apelo para que os moradores abram suas casas e quintais para que os agentes possam fazer o seu trabalho”.

De janeiro até o dia 17 deste mês, Linhares já registrou 9.556 casos de dengue e 07 óbitos. Os bairros com o maior números de casos são: Interlagos: 2.071, Aviso: 851, Santa Cruz: 677, Planalto: 655, Canivete: 458