Vigilância de Zoonoses realiza vacinação contra raiva em Regência

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, vai realizar nesta quinta-feira, 02, a vacinação contra raiva em cães e gatos no balneário de Regência. Durante este mês, os agentes estão percorrendo os domicílios do interior da cidade, imunizando os animais. Mais de 6 mil animais já foram vacinados nesta primeira etapa da vacinação. A campanha nacional contra a raiva acontece no dia 1 de setembro em toda a sede do Município.

A raiva leva a morte e a estimativa é vacinar 12 mil animais da zona rural. "É uma forma de prevenção contra a doença que atinge os animais e pode ser transmitida ao homem, através do contato direto por arranhões, lambidas ou mordida do animal infectado. É uma ação muito importante de levar a vacinação para as regiões do interior e assim garantir a imunização dos animais de todo município?, ressaltou o secretário de saúde interino, Saulo Meirelles.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas que estejam amamentando ou gestantes devem ser vacinadas, desde que sejam contidas nos movimentos bruscos, que podem causar a perda dos filhotes. Animais doentes ou em tratamento não devem ser vacinados e os proprietários devem apresentar as respectivas carteirinhas de vacinação, e caso ainda não tenham, receberão uma no ato da imunização.

Dia D
O Dia Nacional da Vacinação contra Raiva será realizado na sede do município no dia 1 de setembro.