Prefeitura adquire equipamento para atendimento odontológico em leitos de UTI e de internações do HG

Entrar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ver um dentista, com escova de dentes na mão, fazendo a higiene bucal de um paciente, ainda é uma cena que pode ser considerada curiosa em muitos hospitais brasileiros. Mas, no Hospital Geral de Linhares (HGL), a integração do profissional de odontologia à equipe multidisciplinar que atua nas UTIs e nos leitos de internação já é consolidada, se reflete em eficácia no tratamento e contribui para baixos índices de infecção hospitalar.

Isto é possível, porque a prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, fez a aquisição de um Consultório Odontológico Portátil. Com o equipamento é possível atender casos de urgência, pessoas portadoras de necessidades especiais em regime hospitalar e situações específicas de pacientes que por algum motivo não podem se dirigir até o consultório odontológico do HGL. Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a presença da dentista na UTI é fato a ser comemorado.

"Linhares foi pioneira no Estado quando implantou a odontologia hospitalar no HGL e agora reforça o atendimento com a aquisição do consultório portátil, que possibilita o atendimento a qualquer paciente que precise de um atendimento de urgência, levando o serviço até o leito. Saúde é prioridade em nossa gestão e vamos continuar avançando", frisou o prefeito.

Conforme o diretor do Departamento de Atenção à Saúde Bucal, Itamar Teixeira, os pacientes da UTI e internados em leitos no HGL recebem acompanhamento odontológico, desde limpeza e restaurações até mesmo cirurgias. "Além disso, as atividades incluem a escovação dental ou a limpeza com solução antisséptica, quando o paciente não tem dentes. Além disso, é observada a mucosa bucal para evitar lesões e tratar os ferimentos. A odontologia hospitalar, com os cuidados em saúde bucal, reduz em 60% o risco de infecções hospitalares nos pacientes internados", pontua.

O diretor do HGL, Eduardo Portilho, disse que o equipamento traz muitos benefícios para os pacientes que precisam deste atendimento. "Agora podemos levar o atendimento odontológico para acamados, e assim atender os acamados, pessoas com dificuldade de locomoção, pacientes no centro cirúrgico e na UTI, acidentados, enfim, dar um maior acesso à saúde bucal. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito Guerino Zanon e ao secretário, Valdir Massucatti, pela aquisição deste equipamento tão importante para o atendimento odontológico hospitalar", finalizou Eduardo Portilho.

O secretário da pasta, Valdir Massucatti, falou sobre os investimentos na saúde. "Estamos realizando um planejamento para aquisição de equipamentos que melhoram as condições de trabalho dos nossos profissionais. e e assim oferecem um atendimento em saúde com ainda mais qualidade para os cidadãos. Temos a consciência da importância da odontologia hospitalar e este consultório portátil vem somar às ações na saúde", ressaltou Valdir.