Secretaria de Saúde adquire câmaras frias para conservação de vacinas

A prefeitura de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Saúde, fez a aquisição de dez câmaras frias para conservação de vacinas que foram destinadas ao Programa de Imunização do Município. As novas câmaras oferecem ainda mais segurança e mantém a qualidade dos imunobiológicos (vacinas) fornecidos à rede básica de saúde. Os equipamentos foram destinados às unidades que possuem maior demanda de vacinação.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Linhares, Dóris Schimidt Corona, explica que os novos equipamentos possuem sistema de circulação de ar com maior homogeneidade de temperatura interna, painel de comando digital, sistema de alarme, baterias recarregáveis com até 72 horas. "Caso falte de energia, por exemplo, as pessoas cadastradas no equipamento são acionadas com um alarme no telefone, tudo isso para garantir a conservação e qualidade das vacinas", ressaltou.

De acordo com o secretário municipal interino de Saúde, Saulo Meireles, o objetivo da aquisição das câmaras frias é a melhor conservação de vacinas em temperatura adequada evitando, por exemplo, perdas imunobiológicas. "Com os novos equipamentos vamos garantir ainda mais segurança na conservação dos produtos. Estamos avançando com diversas ações para oferecer melhorias para a população e assim mais qualidade no atendimento de saúde", frisou o secretário.

Para aquisição das câmaras de conservação de vacinas foi investido R$ 105 mil, com recursos do Fundo Municipal de Saúde da prefeitura. As unidades de saúde que receberam o equipamento foram: Bebedouro, Centro, Santa Cruz, Canivete, Interlagos II, Caic, Aviso, BNH, Planalto e Nova Esperança.