Prefeitura promove 2ª caminhada cultural para conhecer produção do melhor cacau do Brasil

No próximo dia 29 de julho tem um passeio especial que vai percorrer um trajeto importante para economia e para o agroturismo linharense: a rota do cacau. Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto, apreciar ou até mesmo degustar o melhor cacau do Brasil e um dos 18 melhores do mundo, de acordo com a classificação do Salão de Chocolates de Paris. Todo este privilégio, porque a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e a Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo -SERLIHGES realizam a segunda edição da caminhada cultural para conhecer todo o processo de produção do fruto. O intuito também é de mostrar as belezas naturais existentes no município, fortalecendo ações do agroturismo.

A segunda edição da caminhada cultural sairá da Parada da Terra, localizada na rodovia que liga Linhares ao Pontal do Ipiranga, às 7h passando pela localidade de Brejo Grande. O circuito de 21 quilômetros terá como ponto de chegada a fazenda São Luiz, de propriedade de Emir de Macedo Gomes Filho, premiado internacionalmente pelo Cacau de Excelência, classificado entre os 18 melhores do mundo, pelo Salão de Chocolate de Paris. Na localidade os participantes poderão conhecer todo o processo de manejo do fruto, desde o plantio até o beneficiamento da amêndoa. Durante a visita haverá uma palestra com Emir, revelando curiosidades da  introdução do fruto em Linhares.  

As inscrições são gratuitas e os interessados em participar devem entrar em contato nos telefones (27) 99868-0700 / (27) 99909-6184. De acordo com os organizadores são aguardadas 100 pessoas para a caminhada. Cada participan te deve levar água para hidratação. A orientação é levar também um lanche que poderá ser partilhado no local de chegada. Para a segurança dos participantes, no dia haverá uma ambulância disponível e um carro de apoio. Também haverá um ônibus para trazer de volta os participantes que não conseguirem realizar o percurso de retorno.

O Presidente da Seccional Regional de Linhares do Instituo Histórico e Geográfico do Espírito Santo – SERLIHGES Reuber Costa Nascimento destaca a importância do evento para os participantes e o município. "Queremos dar uma oportunidade para as pessoas conhecerem as belezas do cacau e da cabruca, aquele que é plantado sem a retirada da mata, além de dar espaço para o conhecimento do plantio e manejo do melhor cacau do Brasil. O evento também tem objetivo de divulgar as belezas naturais de Linhares, já que o trajeto é todo dentro de um ponto turístico do agroturismo do Município", destacou Reuber.