Vigilância em Saúde intensifica ações no combate a dengue em Linhares

A prefeitura de Linhares, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura, vinculada à secretaria de Saúde do município, está trabalhando de forma efetiva no combate da dengue. Segundo dados do último Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LI) o município manteve sua classificação de risco médio, definida como estado de alerta. São 1.877 casos notificados e 582 confirmados. Os bairros campeões de notificações e confirmações de casos são: Aviso, Araçá, Shell, Novo Horizonte, Centro, Interlagos e o distrito de Bebedouro, no interior do Município.

Nesta semana, mais de 20 agentes da Vigilância estão nos balneários do Pontal do Ipiranga e Barra Seca reforçando as ações de combate ao mosquito após o Forró do Pontal. O trabalho intensificado nos balneários começou nesta quarta-feira (11) e vai até está sexta (13). Além disso, o carro fumacê continua percorrendo os bairros com índice de infestação mais elevados e com maior transmissão da doença. Nesta quinta, dia 12, o fumacê vai percorrer os bairros Aviso e Araçá, das 5h às 8h30.  

"Intensificamos as ações de combate a dengue e o carro fumacê está percorrendo os bairros constantemente, assim conseguimos reduzir o número de notificações em Linhares, mas, mesmo assim, estamos em estado de alerta. Continuaremos nossas ações de prevenção e não mediremos esforços para que a cidade fique livre de uma epidemia. É importante que a população tenha consciência que o combate a dengue depende de todos nós", ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde, Dóris Schimidt Corona.

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta de início súbito, dores pelo corpo, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, perda de apetite, podendo surgir manchas pelo corpo, vômitos e diarreia. Os pacientes devem sempre buscar atendimento médico nas 33 unidades básicas de saúde do Município, além dos hospitais. São paciente de maior risco as crianças, idosos, portadores de doenças crônicas e gestantes.