Alunos da EMEF Jerônimo Monteiro aprendem sobre a importância da agricultura para a sociedade

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Jerônimo Monteiro, localizada no bairro Novo Horizonte (BNH), receberam nesta quarta-feira (4), o engenheiro agrônomo Rafael Breda Buffon, diretor de departamento da Secretaria Municipal de Agricultura, para uma palestra sobre a importância da agricultura na sociedade. O momento faz parte do projeto sobre Regiões Brasileiras, desenvolvido pelas professoras Andréia Bissoli e Carlene Ferreira, nas turmas de 5º ano do turno matutino da escola.

Segundo a professora Andréia, o projeto trabalhou com os alunos a pesquisa sobre as principais características das regiões do Brasil – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul – como: aspectos físicos e naturais do relevo, clima, vegetação, hidrografia e atividades econômicas. "Os aspectos estudados tiveram como objetivo principal conhecer os costumes e tradições, ressaltando os aspectos naturais às culturas de cada uma das regiões estudadas e a agricultura faz parte desse contexto, como um aspecto de grande importância, por isso, realizamos o convite à secretaria de agricultura, que aceitou de imediato", explicou a professora.

O projeto abordou os temas propostos por meio de textos informativos, jornalísticos, mapas, dentre outros materiais de pesquisa, que apresentaram a grandiosidade das tradições culturais do país como danças, crenças, comidas típicas e costumes. Os estudos em sala de aula foram realizados por meio de trabalhos em grupo, estudos temáticos e complementados por uma visita a uma fazenda de cacau da região, que irá acontecer e a palestra, que aconteceu nesta quarta-feira (4).

Para Rafael Breda Buffon, a iniciativa é uma importante ferramenta de aproximação das crianças com a principal fonte de economia da nossa região, por exemplo. Ele destacou que sua palestra envolveu aspectos de grande importância no segmento agrícola como o êxodo rural, a agricultura na sociedade, as atividades que a Prefeitura de Linhares desenvolve para a produção agrícola do Município, o Plano Agro – programa traçado especificamente para o desenvolvimento da produção da nossa cidade e especialmente os serviços executados para a conservação de água e solo, além das nossas culturas principais como o cacau, a cafeicultura, dentre outros. "A iniciativa da escola foi ótima e eu me senti muito honrado em palestrar para as crianças e falar como a nossa agricultura é importante para o nosso município e um pouco do nosso trabalho. Eu acredito que a ação é também, de grande importância para o despertar da criança para o conteúdo apresentado, quem sabe algum desses estudantes, no futuro escolha uma profissão do segmento agrícola?", analisou o agrônomo.

Na próxima sexta-feira (6), às 8 horas, a EMEF Jerônimo Monteiro realizará a culminância desse projeto, onde os alunos farão exposições sobre as Regiões Brasileiras, com apresentações de danças e comidas típicas.