Prefeitura realiza ações de prevenção à saúde bucal em Linhares

Sorriso saudável. A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza frequentemente ações de conscientização sobre a saúde bucal com os alunos das escolas de Linhares, grupos de gestantes e idosos atendidos nas unidades de saúde e nos Centros de Assistência Social (CRAS) do município. As ações acontecem integradas as Equipes da Estrategia de Saúde da Família (ESF) com o objetivo de trabalhar a prevenção e promover a saúde bucal. 

"Com essas ações podemos levar a informação até as pessoas e ainda incentivar a prevenção desde crianças até os idosos. Nossa equipe trabalha com diversas formas de abordagens com o objetivo de ensinar e orientar as técnicas corretas, diretamente pelo cirurgião dentista, para uma boa escovação e incentivar a higiene bucal e manutenção da saúde", frisou Secretário Municipal de Saúde, Valdir Massucatti.

Durante as ações ainda são entregues kits de saúde bucal, compostos por escova, creme e fio dental. Os itens são distribuídos após a apresentação de uma palestra, que esclarece aos estudantes, idosos e gestantes sobre a importância da escovação. "A entrega do kit completa o trabalho, sendo um reforço na educação, com a possibilidade de tudo que foi aprendido ser praticado e virar um hábito em casa também", destacou o diretor do Departamento de Atenção à Saúde Bucal, Itamar Teixeira. 

A odontóloga que atua na Unidade de Saúde Conceição, Rowena Rosa Pessotti Pedroni, participa das ações de saúde bucal e destaca o envolvimento dos participantes. "É um momento muito importante para aproximar o dentista da escola e da comunidade.
Somos muito bem recebidos por todos das escolas e dos locais onde levamos a ação. Quando ensinamos uma criança, por exemplo, estamos colaborando na conscientização de toda família, já que eles multiplicam dentro de casa tudo que aprendem", reforçou. 

"Desde o início da gestão, a educação e a prevenção em saúde são prioridades e estamos investindo cada vez mais na qualidade de ensino, na manutenção das escolas, na reestruturação das unidades básicas de saúde, e na qualificação dos funcionários para oferecer educação e saúde voltadas para o futuro dos nossos cidadãos", ressalta o prefeito de Linhares Guerino Zanon. 

Os próximos encontros acontecem nesta sexta-feira, dia 29, na Unidade de Saúde do Caic, às 14h, onde a equipe vai levar informação sobre a saúde bucal para as gestantes da região e na segunda-feira, dia 02, às 8h,  no CEIM Perpétua dos Anjos, no Palmital.