Moradores do bairro Nova Esperança e região devem descartar entulhos nesta quarta (26)

Nesta terça-feira (26) é dia dos moradores dos bairros Movelar, Planalto, Nova Esperança e Fonte Grande, que têm entulhos para descartarem, colocarem os mesmos para fora de seus quintais. O recolhimento, realizado conforme o cronograma elaborado pela Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, será feito nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28). A medida, de descartar os resíduos somente um dia antes do seu recolhimento, contribui para uma cidade mais limpa e evita o risco de possíveis criadouros de insetos, como o Aedes aegypti.

O cidadão que não obedecer ao cronograma poderá sofrer penalidades, como multas, por exemplo, previstas no Código de Obras e de Posturas do Município. A secretaria responsável pela ação reforça que os moradores disponibilizem os resíduos um dia antes ao seu recolhimento. 

Interlagos ainda é o campeão

De acordo com o Departamento de Fiscalização Municipal, vinculado a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, o morador inicialmente é notificado, reincidindo, é multado em R$ 234,75 e caso o valor não seja quitado, recebe outra multa de R$ 1.204,00 e persistindo a não quitação, será inserido em dívida ativa. Os bairros onde os moradores mais descumprem o cronograma e colocam seus entulhos fora do prazo determinado para recolhimento são respectivamente: Interlagos; Aviso; Shell; Conceição/Juparanã; e empatados na última posição BNH e José Rodrigues Maciel.
  
Entulho (inertes) são os resíduos provenientes de:
Construções, reformas e reparos e demolições de obras de construção civil e da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos; blocos cerâmicos; concreto em geral; solos; rochas; metais; resinas; colas; tintas; madeiras; compensados; forros; argamassa; gesso; telhas; pavimento asfáltico; vidros; plásticos; tubulações; fiação elétrica.
 
Jardinagem, como: aparas de grama; folhas; ervas daninha; podas de árvores e arbustos, além do mobiliário inservível.
 
Resíduos domésticos, como: cama, roupeiro, geladeira, fogão.