Votação para eleger diretores das escolas municipais acontece hoje (25) e resultado sai no dia (28)

A Secretaria Municipal de Educação realiza nesta sexta-feira (25) o processo de votação para a eleição dos diretores das unidades da rede pública municipal de ensino. No total, 55 profissionais se candidataram, 36 professores de CEIM’S e 19 de EMEF’S, com vagas em 45 escolas. Os novos diretores serão eleitos para o biênio 2018-2020. O processo se dá por eleição direta e secreta, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, sendo o voto de cada eleitor cadastrado, considerado único e com o mesmo peso para efeito de votação e de apuração. O resultado da eleição de diretores será divulgado no dia 28 de maio.

Será considerado eleito o candidato que obtiver a maioria simples dos votos, não computados os votos em branco e os nulos. A campanha eleitoral foi realizada no período de 04 a 23 de maio. A eleição direta para gestores das unidades de ensino foi implantada em Linhares na gestão do prefeito Guerino Zanon, em 2009. "A qualidade da educação passa por essa participação, pelo acompanhamento das famílias, pela atuação do Conselho de Escola. Acreditamos na gestão compartilhada e defendemos a democratização da gestão escolar como princípio. Quanto mais pessoas participarem da gestão da escola pública, mais resultados positivos serão registrados", reforça.

"Esse processo evidencia a ampliação dos espaços de participação da comunidade escolar e promove o debate em torno da escola pública com qualidade social referenciada", pontuou a secretária municipal de Educação Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

Para a eleição, puderam se candidatar ao cargo de Diretor de Unidade Escolar, professores e pedagogos em educação da rede municipal que preenchessem todas as exigências contidas no edital do processo eleitoral.