Prefeitura reduz uso da frota para garantir combustível para serviços essenciais

O bloqueio de caminhoneiros nas rodovias federais está provocando o desabastecimento dos fornecedores de combustível na cidade. Para evitar que essa situação prejudique os serviços essenciais do município, a Prefeitura de Linhares determinou nesta sexta-feira (25), que seja reduzido o uso da frota dos demais veículos movidos a etanol, gasolina e diesel que atendem a cidade.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Márcio Machado, a frota em circulação deverá ser reduzida em até 50%. Apesar desse cenário, o secretário afirma que, no momento, nenhum serviço essencial será prejudicado e que não deve haver redução no número de veículos que atendem secretarias essenciais, como as de Saúde, inclusive a Central de Ambulância, e Assistência Social.
Porém ele não descarta a possibilidade da greve se alongar por mais alguns dias e afetar a distribuição de combustível para os veículos da prefeitura. O secretário diz que as equipes de governo já estudam alternativas para o caso dos bloqueios de caminhoneiros perdurarem.
Aulas Mantidas
A Prefeitura também monitora o movimento em relação ás atividades da secretaria municipal de Educação. Caso a paralisação perdure por mais dias, o transporte escolar dos estudantes, o fornecimento de gás e de alimentos às unidades de ensino poderá ser impactado. Ainda não há a necessidade de suspensão das aulas, mas a medida não é descartada.

Feiras Livres
As feiras livres do Município também estão mantidas. A do bairro Novo Horizonte aconteceu normalmente nesta sexta-feira (25) e do bairro Araçá está confirmada para este sábado (26). O número de feirantes pode ser reduzido em decorrência da falta de combustíveis.
Vistorias em Imóveis são suspensas
Em decorrência da redução da frota e das chuvas que incidem no Município, as vistorias agendadas pela Caixa Econômica Federal, junto com a AB Construtora, nas Unidades Habitacionais do Empreendimento "Residencial Rio Doce", no Bairro Aviso, foram suspensas. 
Lixo
A Prefeitura esclarece que a coleta de resíduos é impactada pela greve dos caminhoneiros. A administração municipal pede a compreensão e colaboração de toda a população para que não coloque o lixo na calçada enquanto o problema não for solucionado.
Em Linhares, os caminhões recolhem os resíduos nos bairros e levam para uma estação de transbordo, onde o material é pesado e transportado em carretas até o Aterro Sanitário, na cidade de Aracruz, para o descarte ambientalmente correto.
Infelizmente, com a greve dos caminhoneiros e a consequente obstrução das vias, as carretas estão sendo impedidas de chegar ao Aterro Sanitário. Isso sobrecarregou o sistema, impedindo que novos recolhimentos sejam realizados.