Maio Amarelo: passeio ciclístico para pedir redução de acidentes de trânsito acontece sábado (26)

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, e com o apoio de várias instituições, realiza no próximo sábado (26), mais uma edição do passeio ciclístico "Maio Amarelo". A ação socioesportiva faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo lançada pelo Prefeitura e que, ao longo deste mês, promove diversos eventos e ações com foco na conscientização e prevenção para um trânsito mais seguro. A concentração será na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, no centro de Linhares, com saída marcada para às 8 horas. O passeio vai percorrer as principais ruas e avenidas da cidade e com chegada na sede da Guarda Civil Municipal, no bairro Araçá.

O objetivo da ação é o de despertar a prática de esporte, consciência ambiental, a preocupação com a mobilidade urbana e sustentabilidade e, ainda, atitudes preventivas no trânsito. O secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones Mattos, explica que o evento tem como objetivo fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. "O passeio ciclístico é uma das ferramentas da campanha Maio Amarelo para propor reflexões sobre a segurança na mobilidade. Nosso cronograma de ações busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e mortes no trânsito, destacando o papel e responsabilidade de toda a população na mobilidade urbana", aponta o secretário.

Já o Diretor de Trânsito da Prefeitura de Linhares, Douglas Simplício, observa que diariamente milhares de ciclistas utilizam suas bicicletas como meio de locomoção e que o código brasileiro de trânsito também dá responsabilidades a ciclistas e pedestres. "O Código trata a bicicleta como veículo de propulsão humana e implantando o direito do ciclista de trafegar pelas ruas e estradas das cidades e do país. Assim os direitos e deveres quanto ao seu uso, exige do ciclista o comprometimento de também se prevalecer de cuidados para não infringir as leis e provocar ou se envolver em acidentes", explica Douglas.

Maio Amarelo

O movimento tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, e assim realizar ações que promovam a conscientização e a prevenção. O tema deste ano é o "Nós somos o Trânsito", definido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Durante todo mês de maio várias ações são realizadas no município, entre elas blitze educativas; distribuição de adesivos e panfletos; demostração do aparelho convencedor, escolinha do trânsito nos Centros de Educação Infantil Municipal; palestras; passeio ciclístico e simulação de socorro às vítimas de acidente de trânsito.