CEIM Amigos do Saber promove palestra informativa sobre controle e cuidados com escorpiões

O escorpião é um animal que representa risco para população, pois a sua picada causa dor e pode até provocar a morte. Visando orientar a comunidade do bairro Planalto e região, sobre os cuidados e prevenção do escorpião, o Centro Educacional Infantil Municipal – CEIM Amigos do Saber realizou nesta quarta-feira (14), uma palestra informativa, aberta para os familiares dos alunos e moradores. A proposta foi sugerida pelo corpo docente da escola e prontamente atendida pelo Programa Municipal de Controle de Escorpião, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a zootecnista e referência técnica do programa Janiele Marinato, o convite pode ser realizado por qualquer instituição pública ou privada do município. "Nosso trabalho é itinerante e nós levamos as informações pertinentes para o controle e combate do escorpião para quem nos solicitar. Basta que o interessado encaminhe ofício para a superintendente de Vigilância em Saúde Dóris Schimidt Corona e uma data será agendada para realização da palestra", explicou Janiele.

Os escorpiões
Não há um fator único para o surgimento do animal em determinada região. Mas, o controle do escorpião é possível com procedimentos simples dentro dos quintais e residências. Janiele esclarece que eles procuram alimentos, especialmente durante a noite e durante o dia costumam esconder-se em lugares escuros e úmidos como pedras, frestas, barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, forros, dentre outros. O risco para população se dá através da picada que causa diversos transtornos como dor, sudorese, febre, sensação de frio, contrações musculares e pode levar à morte.

Prevenção
– Limpeza e conservação de jardins e quintais, evitando o acumulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção, dentre outros;
– Para os jardins, cuidar ou evitar folhagens densas junto a paredes e muros e manter a grama aparada;
– Limpar periodicamente terrenos baldios;
– Sacudir bem as roupas e sapatos antes de usá-los, pois os escorpiões podem se esconder neles;
– Vedar frestas e buracos em paredes, ralos, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de escorpiões pela residência.

Incidência em Linhares
De acordo com o Programa Municipal de Controle de Escorpião há no município regiões que apresentam incidência do animal, especialmente pelo interior. Durante o ano passado, foram notificadas 185 visitas pelos bairros Planalto, Canivete, Palmital, Três Barras, Juparanã, Conceição, Centro e nos distritos e localidades rurais.

Segundo Janiele, os motivos desta incidência nesses locais especificamente podem ser por diversos motivos, dentre eles: estarem próximos a vegetação (mata), rios e lagoas, cemitérios, plantações, dentre outros. "Nós não podemos ficar presos aos fatores que geram e sim ao controle do animal", pontuou a técnica.

Atendimentos
Caso haja algum incidente com escorpião a orientação é de que o cidadão procure o Hospital Geral de Linhares – HGL, referência no Município no tratamento. As notificações são regulamentadas pelo registro de ocorrência no hospital.

Informações
Para informações sobre a solicitação de palestras ou atendimento domiciliar referente ao escorpião em Linhares, podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses -CCZ, localizado na Avenida Wilson Durão, 955 – bairro Três Barras. Telefone: 3372-3008.