Pontal do Ipiranga recebe estação sustentável para descarte de embalagens de vidro

Pontal do Ipiranga ganhou na manhã deste sábado uma Estação Sustentável instalada na primeira avenida, próximo a Cabana O Pioneiro. O equipamento – uma caçamba verde está preparada para receber embalagens de vidro levados de forma voluntária por turistas e veranistas. A Estação Sustentável faz parte do projeto Dê uma Mão a Nosso Coletor lançado pela Norte Recicla, uma empresa especializada na gestão, coleta, transporte e destinação de resíduos, em parceria com a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente. Todas as embalagens recolhidas serão encaminhadas para a Associação de Catadores de Linhares com a geração de emprego e renda da entidade, com sede no bairro Aviso.

Na estação de sustentabilidade podem ser descartados vidros incolores ou coloridos. A caçamba verde ficará no local por 24 horas e os turistas e veranistas poderão realizar o descarte quando for conveniente, não precisando mais esperar pela coleta seletiva domiciliar. A ideia surgiu após a empresa constatar um aumento no número de ferimentos nas mãos dos coletores de lixo do Município mesmo com uso adequado dos equipamentos necessários para a profissão previstos em lei, os EPIs.

Nesta época do ano cresce consideravelmente a utilização de embalagens de vidro nos balneários e a intenção da campanha é o mudar a cultura da população em relação ao lixo reciclável, tornando-a responsável pela separação e induzindo a repensar a produção de resíduos. O projeto prevê deslocar a caçamba verde para as proximidades do Mercado Municipal logo após o carnaval.

O proprietário da empresa, Luiz Mário Freitas Netto, destacou que a medida vai garantir o futuro da cidade e tornar a cidade mais limpa e organizada com a conscientização dos moradores. "Precisamos fazer uma mudança na forma de pensar o descarte do lixo, reduzindo a quantidade. Pedimos para que a população faça a sua parte, separando o lixo, levando para a estação neste primeiro momento, as embalagens de vidro, e diminuindo a produção de resíduos", complementou.

"Queremos envolver os cidadãos na gestão dos resíduos sólidos, aperfeiçoar a coleta seletiva e criar mais um mecanismo de inclusão social, ao delegar a administração dos resíduos recolhidos para a associação de catadores", explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa. Para ele, a cidade dá mais um salto na educação para a sustentabilidade, incluindo a população na gestão de seu lixo reciclável, em específico, neste primeiro momento com as embalagens de vidro.

Orientação
A equipe de fiscalização da secretaria municipal de Meio Ambiente vai atuar com orientações aos turistas e veranistas sobre o descarte correto das embalagens de vidro na caçamba verde. "Queremos convidar a população que curte a temporada de verão no Pontal do Ipiranga para conhecer a Estação e realizar o correto descarte, evitando ao máximo a ocorrência de material contaminado, sujo ou acondicionado erroneamente", explica a diretora de fiscalização da Prefeitura, Jamara Silva.