Vigilância Sanitária realiza ação de orientação no comércio ambulante do Pontal do Ipiranga

A fiscalização em estabelecimentos que produzem e comercializam alimentos têm por finalidade garantir que as condições de preparo estejam de acordo com as normas sanitárias vigentes, mas, acima de tudo, para preservar a saúde e bem-estar dos consumidores. Por isso, a secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou na última sexta-feira (12), uma ação de fiscalização no comércio ambulante do Pontal do Ipiranga para vistoriar as mercadorias comercializadas e garantir a saúde do consumidor. No primeiro dia de ação, foram fiscalizados 16 ambulantes. 

"O objetivo da fiscalização foi o de verificar se as condições higiênico-sanitárias dos ambulantes atendem as normas legais. Nossa equipe também prestou orientações aos comerciantes quanto à oferta de alimentos seguros para a população", destacou Lorena Santos Teixeira, nutricionista da Vigilância Sanitária. A fiscalização se estenderá em outros dias aleatórios até o carnaval. "A Vigilância Sanitária alerta ao consumidor sobre a escolha de locais em boas condições de higiene para a compra de alimentos", reforça Lorena.

A população também pode contribuir com a fiscalização, denunciando produtos impróprios por meio do telefone da Vigilância 3371 4028. Todas as demandas serão encaminhadas aos técnicos da Vigilância Sanitária, que comparecerão aos estabelecimentos denunciados, para avaliarem as condições e, caso necessário, aplicarem as penalidades previstas em lei.