NAPS orienta sobre campanha Janeiro Roxo de prevenção e combate a hanseníase

Uma doença infectocontagiosa e que pode levar a incapacidades físicas e/ou sequelas. Esta é a hanseníases, que sorrateira, pode ser transmitida de uma pessoa doente e que não esteja em tratamento, para outro indivíduo saudável, suscetível à enfermidade. Mas, a hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito, com distribuição do medicamento, bem como acompanhamento com equipe multiprofissional. Em Linhares, o serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Hanseníase do Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde – NAPS, da Prefeitura de Linhares. "Embora tenha cura, muitas vezes, por ser diagnosticado tardiamente, o paciente pode apresentar incapacidades físicas e outras sequelas" destaca a enfermeira Silvia Avancini Manhães Côrtes, que coordena a equipe no Município.

Os sintomas da hanseníase podem ser identificados de diversas formas como: manchas brancas ou avermelhadas em qualquer área do corpo; alteração de sensibilidade ao calor e ao toque, principalmente em mãos e pés; diminuição de força muscular em alguns casos; nariz entupido com frequência, com aparecimento de sangue e feridas; sensação de areia nos olhos e visão embaçada ou ressecada repentinamente. Nos últimos anos, o NAPS registrou diminuição no número de casos na cidade. Em 2015 foram 33 casos novos, sendo 2 deles, em crianças. Em 2016, foram 24, ainda com 2 registros em crianças – o que aponta, segundo a enfermeira Sílvia, que o bacilo Mycobacterium leprae, causador da doença, esta circulando no município, em adultos sem tratamento. Em 2017, 23 registros e neste ano, já são dois novos casos de hanseníase em adultos.

Para minimizar os impactos e orientar a população em geral sobre diagnóstico e tratamento da hanseníase, o NAPS aderiu a Campanha do Janeiro Roxo que neste ano trabalha o tema "Todos Contra a Hanseníase", criado pela Sociedade Brasileira de Hansenologia – SBH. O coordenador do NAPS, Itamar Francisco Teixeira, lembra que independente do mês alusivo, as pessoas que necessitarem de melhor esclarecimento sobre a hanseníase, bem como o tratamento, devem procurar o programa. "O Janeiro Roxo informa que as pessoas procurem o serviço de saúde mais próximo de sua casa imediatamente ao aparecimento de qualquer um dos sintomas citados acima. Nesse sentido a proposta do NAPS, com seus respectivos programas, visa justamente a promoção da saúde através da prevenção. E a nossa equipe está preparada para receber a todos", orienta.

O NAPS está localizado na Avenida Governador Carlos Lindenberg, 1.225, no Centro de Linhares. O horário de atendimento é das 7h às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é o 3372-1977.

CARTILHA DA HANSENÍASE – JANEIRO ROXO