Em ação sustentável, Secretaria de Saúde restaura cadeiras e economiza R$ 30 mil dos cofres públicos

A quantidade de bens móveis das unidades de saúde do Município é grande, assim como o número de atendimentos aos pacientes é alto. Com a grande demanda, cadeiras, por exemplo, desgastam-se com o tempo. Muitas vezes, somente a substituição por um item novo resolve; em outros casos, a recuperação ou restauração ajuda a manter os móveis em boas condições de uso e economiza o dinheiro público.

Foi nesse sentido, que numa ação sustentável e econômica, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde recuperou 200 cadeiras que estavam sem os braços e inutilizadas no acervo da secretaria municipal de Educação (Seme), no bairro Shell. A ideia de restaurar os móveis foi dos funcionários da Secretaria, José Ângelo Pandolfi e José Américo Ramos e executada pelos funcionários do Setor de Manutenção da Secretaria, Geraldo de Oliveira Batista e Manoel Reis Matheus.

Num trabalho de dedicação exclusiva eles deixaram as cadeiras novinhas em folha num prazo de sete dias. Os móveis já começaram a ser entregues nas unidades básicas de saúde (USB) da sede e interior do Município. A primeira UBS a receber as cadeiras foi a do bairro Aviso. A reforma das cadeiras gerou uma economia de R$ 30 mil aos cofres públicos. 

"Este foi um trabalho de dedicação e empenho destes funcionários para manter o patrimônio da saúde, tirando um tempo para fazer os consertos necessários. Não só eu, como todos os servidores, gestores e usuários ficamos muito agradecidos com esse importante e valoroso trabalho", ressalta o prefeito de Linhares, Guerino Zanon. Ele determinou que ações sustentáveis e econômicas sejam prioridade em todas as secretarias com o objetivo de economizar o dinheiro público.

O trabalho de recuperação de móveis envolve desde a reposição de peças, como parafusos e partes de plástico, até a reforma de móveis em metal, com nova pintura e soldagem de partes quebradas. "Como tínhamos a proposta de trocar os assentos das unidades de saúde, recuperamos as cadeiras e já iniciamos a distribuição que vai garantir mais conforto aos pacientes", destacou o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti.