Ceim Chapeuzinho Vermelho promove ação de conscientização e combate ao mosquito da dengue

Nesta quarta-feira (20), os alunos do Centro Educacional Infantil Municipal "Chapeuzinho Vermelho", receberam a visita dos agentes de combate a endemias, da Secretaria Municipal de Saúde. Eles foram convidados para palestrarem para a crianças e toda comunidade do bairro Interlagos, onde a escola está localizada. A ação é parte do projeto Vivendo Saudável, Sem a Picada, desenvolvido pela professora Delgiane Fortes Teixeira.

"O Vivendo Saudável, Sem a Picada teve início a partir do conhecimento do alto índice de doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti em nosso bairro. Nós desenvolvemos esse projeto procurando alertar e conscientizar toda comunidade escolar sobre formas de prevenção e combate do mosquito que é transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika", destacou Delgiane.

O processo de implantação da ação envolveu conhecer as formas de contágio, prevenção, tratamento, reconhecer hábitos de higiene que ajudam a manter a saúde e atitudes saudáveis que ajudam a combater e evitar doenças que provém da proliferação do mosquito. As crianças participaram de palestras e circuitos desenvolvidos pelos agentes de combate a endemias; visitaram uma residência para receber informações de prevenção; participaram de teatro, dança, jogral e ajudaram a confeccionar cartazes informativos e panfletos, entregues a comunidade do bairro, que participou ativamente da apresentação do projeto.

A Superintendente em Vigilância de Saúde da Prefeitura, Dóris Schimidt Corona, participou e apoiou as atividades do Ceim. "Essa parceria com os nossos profissionais de endemias em ações educativas com as crianças e pais é de grande importância para o trabalho de conscientização e de combate ao mosquito. A participação da população nos cuidados com suas casas e quintais é fundamental e esse projeto destacou muito bem isso com as crianças e seus familiares. Estava tudo muito lindo e criativo", afirmou a superintendente.