Crianças de Ceim do bairro Aviso fazem Caminhada pela Paz

As crianças do Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim Aristides Pinto Caldeira, no bairro Aviso, tiveram uma quinta-feira (21) voltada em favor da paz. Com muita alegria e entusiasmo, elas saíram pelas ruas da comunidade para celebrar o Dia Internacional pela Paz e para encerrar o projeto Valores     que é desenvolvido desde o início do ano entre as crianças matriculadas na escola. Com faixas e cartazes, elas pediram por uma cultura de paz e resistência contra todas as formas de violência. As crianças ao lado dos professores cantaram e balançaram suas pombinhas da paz confeccionadas dentro das oficinas do projeto que envolveu toda o corpo escolar.

O objetivo de encerrar o projeto Valores com o tema Paz foi o de despertar nas crianças e suas famílias uma mudança de reflexão e percepção social através de seus valores, dentre os quais o respeito, a tolerância, a generosidade, a solidariedade, o perdão e a não violência por meio da filosofia de Cultura de Paz.  "Foi emocionante ver a participação das crianças, pois, diante de tantas injustiças e maldades nós acreditamos que podemos construir a paz e isto se constrói a no dia a dia com pequenas mas, nobres ações e atitudes. Encerramos o projeto e a caminhada pedindo  a Deus para que sejamos instrumentos de vossa paz", destaca a pedagoga do escola Jucilene Fasolo Araújo acompanhada da professora Tânia Salomão.

Segundo a diretora da escola, Graciela Pessotti Adami, "é desde pequeno que as crianças devem aprender noções de valores e respeito, possibilitando a construção de um mundo mais justo e fraterno". Ela conta que é a primeira vez que realiza uma passeata com as crianças pela comunidade. Para ela, a interação entre moradores e a escola é essencial na educação das crianças. "Queremos chamar a atenção da comunidade no respeito com as crianças, pois o educar também vem de casa. Nós andamos juntos, temos o mesmo objetivo, que é o bem-estar das crianças. Se a comunidade participa da nossa escola, isso só enriquece mais ainda nosso trabalho e a educação delas", complementa.