Laudo técnico conclui que estrutura do Roberto Calmon não apresenta riscos e aulas são retomadas

Os representantes de pais dos alunos e de professores do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Roberto Calmon", no bairro Aviso, estiveram reunidos com os secretários municipais de Educação Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, de Obras João Cléber Bianchi, dos vereadores Rogerinho do Gás e Fabrício Lopes, e do presidente da Associação de Moradores do bairro Amarildo Gimenez, para terem conhecimento do laudo técnico emitido pelos engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos que afasta qualquer risco aos estudantes e profissionais que atuam na escola. A vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros também aponta as boas condições do prédio. As aulas já foram retomadas normalmente nesta segunda-feira (11) e os dois letivos sem aulas serão repostos seguindo o calendário da escola.

As acomodações encontradas nas paredes da escola não apresentam riscos, de acordo com laudo oficial da Secretaria Municipal de Obras, assinado pelos engenheiros civis Camila Magalhães Leite Serafini e Edvalter da Silva Cerqueira. Segundo o documento, as fissuras foram causadas por pequenas acomodações da alvenaria de vedação na parte externa e não há vestígio de qualquer tipo de rebaixamento na viga de fundação da obra. Os profissionais destacaram ainda que a estrutura de laje não apresenta nenhum problema estrutural e que as infiltrações que existem são resultado de telhas danificadas.

Por fim, os engenheiros concluíram: "Diante da inspeção realizada orientamos que realizem os reparos nas estruturas listadas, mantendo a manutenção corretiva necessária da referida escola, principalmente no que diz respeito as infiltrações e reparo da cobertura. Não há indícios de ‘risco’ à integridade física das pessoas que ali trabalham e estudam", assinaram os profissionais junto ao secretário da pasta João Cléber Bianchi. De acordo com ele as escolas da rede municipal estavam há anos sem nenhum tipo de manutenção o que pode ter resultado nas acomodações registradas. "No recesso escolar de fim de ano a escola passará por uma ampla manutenção", destacou o secretário.

A boa notícia foi recebida com alegria pela presidente do Conselho Escolar da EMEF Roberto Calmon, Viviane Alves Fernandes, que também é professora na unidade de ensino. "Foi um alívio para todos nós. Agora, com o laudo em mãos temos a certeza da segurança dos alunos e funcionários da escola", comemorou. O presidente da Associação de Moradores do bairro, Amarildo Gimenez, endossou as palavras de Viviane. "Todos se esforçaram muito para resolver com a maior rapidez possível esta situação. Agora, temos a certeza de que nossos filhos estão seguros e que por meio do diálogo é possível avançarmos com as demandas da comunidade", destacou.

LAUDO ROBERTO CALMON