Saae de Linhares celebra 60 anos com visita de estudantes e sessão solene na Câmara Municipal

Criado pela Lei Municipal 67, de 29 de julho de 1957, do prefeito Emir de Macedo Gomes, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Linhares completa 60 anos de existência no próximo sábado (29). Para comemorar a data, estudantes da rede municipal de ensino irão visitar a sede da autarquia durante toda a semana para conhecer como funciona o abastecimento de água no município. Durante as visitas, técnicos do Saae destacam as atividades de manutenção preventiva, qualidade da água e ações voltadas para o consumo consciente da água.

Além disso, a data vai ganhar um sessão solene na Câmara Municipal na próxima segunda-feira, dia 31, e um café da manhã vai reunir os funcionários do Saae na sexta-feira (28).  Neste dia, o expediente da autarquia vai começar às 13 horas. Para o diretor do Saae, Celso Pedroni, a autarquia é uma grande empresa e um exemplo. "Quero parabenizar todos os funcionários que, através de um trabalho coletivo, estão melhorando a cada dia o atendimento da água e do esgoto para a população de Linhares", disse.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon também destaca o comprometimento dos colaboradores do Saae para levar qualidade de vida aos moradores do município. "Divido essa comemoração com todos os funcionários, que são exemplo de comprometimento e dedicação, num trabalho que não para e abrange toda a cidade, 24 horas por dia?, pontua o prefeito. Ele também agradece a população pelo uso mais racional da água. "A nossa população mudou muito quanto ao uso da água. Hoje, já existe consciência maior e as pessoas economizam. As pessoas têm se educado para melhor usar este bem. Sentiram que realmente a água é a coisa mais importante que temos e tudo depende dela: a vida, o trabalho, a industrialização, a agricultura", pontua.

Números atuais

O Saae/Linhares possui atualmente uma produção média mensal de um bilhão de litros de água tratada e de 450 milhões de litros de esgoto tratado. São cerca de 460 quilômetros de redes distribuidoras de água e 242 quilômetros de redes coletoras de esgoto.

Essa malha de redes de distribuição de água e de coleta de esgoto gera diversas manutenções diárias, em vazamentos que precisam ser rapidamente eliminados pelas diversas equipes da autarquia, que contam com o apoio logístico de uma frota de 57 veículos, incluindo automóveis, picapes, caminhões, tratores, retroescavadeiras, motocicletas e máquinas diversas.

Linhares possui sete Estações de Tratamento de Água (Sede, Bebedouro, Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação, Córrego Farias e São Rafael), que juntas tratam 400 litros de água por segundo. São 19 Centros de Distribuição abrangendo todas as regiões da cidade, num total de 34 reservatórios e capacidade para armazenar 5,4 milhões de litros, atendendo 40 mil ligações de água, entre residenciais, comerciais e industriais.

A captação de água bruta ocorre principalmente no rio Pequeno. Para o atendimento ao público, a autarquia possui a central 0800 726 9755. A sede do Saae fica localizada no bairro Colina.