Prefeito e Vice-prefeito participam de inauguração da reforma e ampliação do Sesi, no bairro Aviso

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, o Vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento, e o governador Paulo Hartung participaram, no final da tarde desta segunda-feira (24), da solenidade de inauguração das obras de reforma e ampliação da estrutura do Serviço Social da Indústria do Espírito Santo (Sesi-ES) no bairro Aviso. O vice-prefeito de Linhares é o vice-presidente institucional do Sistema Findes. O espaço atende 1.030 alunos.

Dentro do novo complexo do Sesi-ES, que ocupa uma área de cerca de 33.400 m², serão entregues 18 salas de aula, uma quadra poliesportiva, sala de treinamento, laboratórios de Ciências e de Informática, sala de arte, sala de educação tecnológica, duas salas de educação infantil, sala de robótica, brinquedoteca, playground e salas multiuso, além da sala dos professores, refeitório e novos acessos à unidade.

O governador Paulo Hartung ressaltou que o maior desafio do país é avançar na educação e instrução dos jovens. "Em plena crise que castiga o país, estamos inaugurando uma obra de R$ 20 milhões em uma área que é prioritária para o país. Esses recursos estão aplicados na capacitação e instrução dos nossos jovens capixabas. Além disso, no Estado, estamos avançando com a implementação do projeto Escola Viva e dos Pactos pela Educação que estamos firmando com os municípios para avançamos em indicadores de matérias básicas como português e matemática", destacou Hartung.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destacou que aliar a atuação do Sistema Sesi/Senai à performance da indústria linharense é, como se diz popularmente, "juntar a fome com a vontade de comer". "E hoje, quando participamos deste grande momento, que é a inauguração da nova Unidade do Sesi, temos a certeza que o Sistema se antecipa em medidas de apoio e incentivo ao atendimento das necessidades das regiões onde está inserida", disse.

Guerino lembrou de um exemplo não muito distante desta inovação e citou o Programa Integrado de Qualificação (PIQ), criado em 2012 durante a sua gestão, na Prefeitura de Linhares e que imediatamente ganhou a parceria do Sesi/Senai. "Foram cinco mil linharenses qualificados ao mercado de trabalho. Aliamos educação à qualificação e o resultado deu muito certo", lembrou.

"A entrega da duplicação do Sesi em Linhares consolida um trabalho de ampliação da presença do Sistema Findes na região. Fizemos um Sesi Saúde, investimos no Senai e agora completamos uma série de ações que vão impulsionar o desenvolvimento da indústria na região", destacou o  Marcos Guerra.

O industrial e vice-presidente da Findes na região, Paulo Joaquim do Nascimento, comemora a entrega do novo Sesi-ES Linhares. "Receberemos uma unidade do Sesi totalmente repaginada. Esse investimento é fundamental para a cidade de Linhares, município que cresceu muito nos últimos anos, principalmente no âmbito industrial. Nossos trabalhadores disputam as vagas para matricular seus filhos no Sesi. Agora, teremos mais espaço, além de modernas salas e laboratórios para atender aos nossos funcionários. O que nos orgulha muito é saber que o Sistema Indústria investe no interior capixaba, permitindo que as pessoas tenham mais oportunidades e queiram viver aqui", elogiou.